Qual é a influência direta desse “Tsunami” de divisas internacionais no país?
Por: 230388 • 25/9/2015 • Trabalho acadêmico • 630 Palavras (3 Páginas) • 472 Visualizações
Trabalho em Grupo – TG
Denise Sette de Souza RA 1415766 Douglas Sette de Souza RA 1311456
Polo
Tatuí
2014
Qual é a influência direta desse “Tsunami” de divisas internacionais no país? Justifique sua resposta.
O fluxo de investimento estrangeiro diretamente focado no Brasil tem crescido nos últimos anos. Hoje, o país possui o cenário perfeito para realizações de investimentos. Conta com fatores positivos e benéficos como altas taxas de crescimento, taxa de desemprego muito baixa, inflação controlada, economia estável e ainda por cima, apresenta confiança elevada para continuar crescendo. Já a União Europeia não apresenta um cenário estável, mas sim um cenário de empresas quebradas. Investidores iniciaram uma tendência de fuga de capital da Europa, por estarem expostos a um sistema financeiro fraco e ruído. Por esse motivo, o crescimento de investimentos no Brasil representa uma busca por mercados financeiros mais consolidados, ainda podendo se acrescentado que grandes potências como EUA e o mercado asiático apresentam má situação em relação à economia e produção industrial, respectivamente, então o Brasil ganha destaque internacional.
Um dos motivos desse investimento é a valorização real/dólar, que faz com que as importações sejam favorecidas em relação às exportações, o que traz benefícios para o consumidor que vai pagar menos, tanto no produto importado quanto no produto nacional e este, consequentemente, passará a competir com os produtos vindos do exterior. A inflação também diminuirá com esse processo de competitividade. Assim, empresariados nacionais terão que descobrir novas maneiras de encarar essa competição, visando sua estabilidade no mercado. O real está valorizado devido a grande quantidade de dólares entrando no país, portanto a importação de produtos está aumentando enquanto a exportação está diminuindo, o que prejudica a produção nacional. Com o número elevadíssimo de dinheiro circulando, a inflação também aumenta. Essa é a ideia que empresas multinacionais cultivam quando investem no Brasil, pois esperam que o lucro das subsidiárias locais supra o prejuízo das subsidiárias europeias.
De certa forma, investir no mercado brasileiro sempre foi rentável pelo alto índice de juros (apesar da política nacional de diminuição destes) que ultrapassa a média. O foco em explorar a economia brasileira é baseado na entrada de mais produtos com o preço mais elevado, gerando inflação. Para isso, também cresce o investimento na construção de fábricas locais para aumentar significantemente a produção. Vale lembrar que as empresas europeias estão quebradas e que todo esse processo acontece por causa dos investidores que buscam especulação, ou seja, ter lucro rápido baseado no ganho com juros.
Como resultado, o país terá o "Tsunami"' monetário (de divisas internacionais), hoje discutido pela presidente
...