Administração Direta e Indireta.
Tese: Administração Direta e Indireta.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beckem • 10/4/2013 • Tese • 5.444 Palavras (22 Páginas) • 674 Visualizações
SEMANA 1
EMENTA DA AULA: – Administração Direta e Indireta. Função Administrativa. Órgãos Públicos.
CONTEÚDOS:
1 - Administração Direta e Indireta
2 – Desconcentração e Descentralização
3 - Função Administrativa
3.1 – Distinção entre as funções públicas
3.2 – conceito
3.3 – Critérios de identificação da função administrativa
3.4 – Funções típicas e atípicas
4 - Órgãos Públicos
4.1 – Criação e extinção
4.2 – Teorias de caracterização do órgão
4.3 – Capacidade Processual
4.4 - Classificação
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O aluno deverá ser capaz de:
· Identificar e diferenciar as diversas funções do Estado, com ênfase na função administrativa;
· Compreender a distinção entre funções típicas e atípicas dos poderes do Estado. Compreender as principais características dos órgãos públicos;
· Analisar, de uma maneira geral, a estrutura da Administração Pública Brasileira, a partir da CRFB/88;
· Solucionar questões relativas à função administrativa e aos órgãos públicos.
BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDÊNCIA:
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 23ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris (Capítulo I – Direito Administrativo e Administração Pública, p. 10/ 13).
MADEIRA, José Maria Pinheiro. Administração Pública, Tomo I,11ª. ed. São Paulo: Ed. Campus (capítulo II – Teoria dos Órgãos, p. 8/10).
Não deixe de ver a jurisprudência relacionada ao tema em estudo.
CASO CONCRETO
(OAB) Lei de iniciativa da Assembléia Legislativa determina a criação de um novo órgão de controle com atribuições de fiscalização dos gastos públicos, principalmente após a constatação de irregularidades pelo Tribunal de Contas do Estado. Indignado, o Governador intenta ação objetivando a inconstitucionalidade da referida lei, ao fundamento de que se trata de afronta ao princípio da separação dos poderes. Decida a questão de maneira fundamentada.
QUESTÃO OBJETIVA
1. OAB/FGV - Assinale a opção correta a respeito da organização da administração pública federal.
a) Os órgãos que compõem a estrutura da Presidência da República, apesar de serem dotados de personalidade Jurídica, estão submetidos à supervisão direta do ministro chefe da Casa Civil.
b) Todas as entidades que compõem a administração pública indireta dispõem de personalidade jurídica de direito público, vinculando-se ao ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade.
c) As autarquias destinam-se à execução de atividades típicas da administração pública que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
d) As sociedades de economia mista têm patrimônio próprio e capital exclusivo da União, destinando-se à exploração de atividade econômica que o governo seja levado a exercer por força de contingência ou conveniência administrativa.
SEMANA 2
EMENTA DA AULA - Princípios Administrativos – Parte I
CONTEÚDOS:
1 - Princípios administrativos
1.1 - Expressos
1.2 - Reconhecidos
2 - Princípios Expressos
2.1 - Legalidade
2.2 - Impessoalidade
2.3 - Moralidade
2.4 - Publicidade
2.5 - Eficiência
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O aluno deverá ser capaz de:
· Compreender a importância do estudo dos princípios administrativos como instrumento de integração das regras e colmatação de lacunas;
· Identificar na CRFB/88 os princípios expressos e reconhecidos, como materialização dos valores éticos e morais da sociedade Brasileira.
BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDÊNCIA:
Para a resolução dos casos desta aula, faça, inicialmente, a leitura do capítulo I – Direito Administrativo e Administração Pública. p.16/23 , CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 23ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris)
MADEIRA, José Maria Pinheiro. Administração Pública. Tomo I. 11ª. ed. São Paulo: Ed. Campus (capítulo II – Princípios Constitucionais da Administração Pública, p. 8/38)
Não deixe de ver a jurisprudência relacionada ao tema em estudo.
CASO CONCRETO
(OAB) A Administração Pública iniciou um processo administrativo disciplinar contra seu servidor, Arnaldo, que, após o devido processo legal, foi sancionado com a modalidade de suspensão por trinta dias. Contudo, seu superior hierárquico deixou que ele não cumprisse a suspensão, se ele realizasse o serviço de todos os outros três servidores do órgão.
Questiona-se:
a)Qual o princípio administrativo desobedecido? Explique, objetivamente, as razões de sua conclusão.
b)Tal ato cumpre a finalidade pública? Qual a medida judicial cabível, se for o caso?
...