Qualidade e lidererança e desenvolvimento
Por: Elisaluzini • 9/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.903 Palavras (8 Páginas) • 121 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Veremos no decorrer do trabalho proposto, os assuntos relacionados as matérias estudadas que são: definição de treinamento e desenvolvimento, planejamento de um programa de treinamento, tipos de treinamento, diferença entre dinâmica de grupo e jogos aplicados, vantagens de dinâmica de grupos e jogos aplicáveis, como pode ser realizado a avaliação dos jogos e treinamentos, qual a importância do PPRA e PCMSO para as organizações, definição de liderança, autoridade formal, autocracia, democracia, liderança carismática, liderança tradicional e ações e praticas desenvolvidas para articular áreas de treinamento e desenvolvimento, saúde e segurança no trabalho.
O tema do trabalho é liderança estratégica, e temos como objetivo aprofundar os estudos nos assuntos abordados que vai nos ajudar a ter uma visão como um todo dentro das organizações, falaremos sobre assuntos e fatos ocorridos nas organizações.
.
Definição de treinamento e desenvolvimento.
O Treinamento é um processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho ( CARVALHO, 1999 p.125 ) esse processo educacional a curto prazo onde as pessoa aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes em função de objetivos definidos.
O termo desenvolvimento tem muitos significados primeiramente o termo pode ser entendido como um processo de evolução e crescimento entendemos que o desenvolvimento vem com a repetição de tarefas que aprimora a capacidade e motivações do colaborador.
Descrição de Planejamento de um programa de treinamento.
Percebemos que treinamento não é simplesmente contratar um programa pronto de treinamento de alguma empresa de consultoria especializada e adaptado ao ambiente. O processo de treinamento é mais complexo do que imaginamos e envolve quatro etapas que são: levantamento das necessidades de treinamento, a elaboração do programa de treinamento, a implementação desse programa, e por fim, a avaliação dos resultados obtidos (BASTOS, 1994; BOHLANDER; SHERMAN, 2003).
Tipos de treinamento que podem ser utilizado em uma empresa.
Treinamento Presencial: Trata-se do treinamento realizado com a presença física do instrutor e do treinando, cujo objetivo é qualificar, reciclar, atualizar e/ou aperfeiçoar o desempenho dos treinados. Pode ocorrer em salas de aula de centros de treinamentos.
Treinamento à Distância: É o tipo de treinamento que se caracteriza pela separação física entre o instrutor e o treinando, utilizando meios de comunicação para promover a interação entre ambos e transmitir os conteúdos educativos.
Treinamento em Serviço (TES):É o treinamento realizado no próprio ambiente de trabalho do funcionário – atual ou futuro – destinado à aquisição de conhecimentos práticos e/ou desenvolvimento de habilidades específicas. Normalmente, esse tipo de treinamento é indicado para aproximar ao máximo o ambiente de trabalho ao ambiente do treinando.
Rodízio: É o remanejamento do posto de trabalho do funcionário, visando prepará-lo para uma nova função e obter uma visão global do trabalho a ser realizado num determinado setor. Trata-se de uma das formas mais eficazes de formação profissional.
Visita Técnica: São visitas realizadas a outros setores – dentro da própria empresa ou em outra – com o objetivo principal de observar diretamente o funcionamento de um determinado trabalho (ou uma nova tecnologia).
Reuniões Informativas: São realizadas periódica ou esporadicamente – conforme a necessidade, a fim de atualizar os funcionários (e as chefias) sobre os assuntos pertinentes às suas áreas.
Encontros de Disseminação de Treinamento: Têm como objetivo divulgar o conhecimento adquirido por funcionários que participaram de treinamento, suplementados por materiais impressos (manuais, apostilas, prospectos, etc.), colocados à disposição dos interessados no setor de Recursos Humanos.
Workshop: Apresentação resumida de um determinado assunto, utilizando técnicas expositivas e/ou vivenciais com o objetivo de divulgar uma proposta de trabalho.
Seminário: Evento que reúne especialista – de uma ou mais áreas de conhecimento – com o objetivo de promover (ou ampliar) o debate sobre um tema específico, a partir de enfoques diferentes.
Congresso / Conferência: Conferência é uma reunião promovida por entidades associativas, visando debater assuntos que interessam a um determinado ramo profissional. Congregam profissionais de renome, objetivando atualizar a categoria e/ou divulgar descobertas científicas.
Diferença entre dinâmica de grupo e jogos aplicados em treinamentos.
A dinâmica de grupo tem como objetivo avaliar o comportamento de candidatos a situações que podem ocorrer no ambiente de trabalho.
Na dinâmica de grupo é avaliado um conjunto de competências exigidas para o cargo em questão.
Quem está recrutando estimula os candidatos a trabalharem junto, e demonstrar competências. A partir daí observa-se quem consegue falar mais, ouvir ou emitir opiniões.
Já na questão de jogos e treinamentos o nome já diz tudo, é uma forma de treinamento e desenvolvimento, com aplicação de jogos de forma lúdica somando ao ambiente fortemente participativo os integrantes desenvolve melhor a capacidade de aprendizado.
Vantagens da aplicação de dinâmica de grupo e jogos em treinamentos empresariais.
Dinâmica de grupo da a oportunidade que o candidato tem para demonstrar a seu comportamento e como se relaciona com o grupo, e também tem muitas chances de emitir opiniões e exteriorizar aspectos de comportamento como liderança criatividade, capacidade de atuar em situações difíceis.
A dinâmica também da oportunidade ao candidato aprimorar a capacidade de incluir e trabalhar em grupo, por ser um processo longo a dinâmica ajuda quem está fazendo a dinâmica retirar a essência real de quem está participando.
E nos jogos em treinamentos ajuda a melhorar os conceitos antes considerados abstratos, cria uma consciência em trabalho
...