TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões AP2 Logística empresarial

Por:   •  15/11/2015  •  Resenha  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da gestão logística na busca dos resultados operacionais está principalmente na disponibilidade dos produtos/serviços. Os gestores devem buscar eficiência no emprego dos recursos, visando sua totalidade, no curto ao longo prazo. Isso resultará em uma maior produtividade de todos os ativos aperfeiçoados. Uma ferramenta que auxilia na otimização da eficiência é a análise SWOT, que procura elencar os pontos fortes e fracos da empresa, âmbito interno e externo. O indicador que demonstra a capacidade de geração de renda através dos ativos da empresa é o ROI (Retorno Sobre Investimentos). Ele é dado pela razão entre o lucro e o capital empregado para a geração do mesmo.

O ROI também pode ser definido pelo produto da margem(lucro/vendas) e giro dos ativos (vendas/capital). Percebe-se que se há uma redução da margem (diminuição do preço praticado), precisa-se de um aumento considerável no giro dos estoques (maximização das vendas). Com base nesses dois princípios, um gerente consegue obter um crescimento do ROI. Porém, é necessário um certo cuidado na manipulação destes dispositivos, pois os mesmos podem perder seu equilíbrio e, com isso, haverá a redução do ROI, causando prejuízo à empresa.

Todos os aspectos descritos abaixo possuem importância na busca de valor ao cliente, dentro de cada segmento de mercado, dado que determinados produtos necessitam mais de uma variável que outros. O valor para o cliente é dado pela diferença da percepção dos benefícios frente ao custo total de propriedade.

        Aspectos que agregam valor ao cliente:

  • Qualidade: Representa a funcionalidade do produto, à execução plena do que foi pretendido.
  • Serviço: Representa tudo que engloba o produto ou o serviço propriamente dito; envolve também a disponibilidade do mesmo, atendimento, suporte, compromisso, pós venda etc.

Aspectos que reduzem o valor ao cliente:

  • Custos: Representa todo o valor depreendido pelo cliente, ou o que pode vir à ser gasto, dado que determinados produtos/serviços necessitam de manutenções constantes.
  • Tempo: É dispêndio de tempo na execução da compra ou do que foi contratado. Atualmente a logística é severamente exigida neste aspecto. Por exemplo, pode-se citar o advento das lojas virtuais, empresas importadoras etc.

AÇÃO

 

A gestão de cadeias de suprimentos é um conjunto de abordagens utilizadas para integrar eficientemente fornecedores, fabricantes, depósitos e armazéns, de forma que a mercadoria seja produzida e distribuída na quantidade certa, para localização certa e no tempo certo, de forma a minimizar os custos globais do sistema ao mesmo tempo em que atinge o nível de serviço desejado.

Logo, a qualidade, que representa a funcionalidade; o serviço, que se manifesta através da disponibilidade do produto; o tempo, que se refere aos lead times envolvidos na operação; e o custo, que se refere a todos os custos da transação, devem ter importância considerada simultaneamente. Muitas empresas, nos dias de hoje, tem prezado muito esses aspectos, pois, é através deles que as mesmas vão atingir seus clientes e fidelizá-los. Para se ter vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, as empresas tem como características a redução de seus custos, na medida em que são otimizados os custos variáveis relativos aos transportes e à armazenagem; redução do volume do capital empregado que consiste na minimização do nível dos investimentos realizados nos sistemas logísticos, para aumentar o retorno sobre o investimento; e a melhoria dos serviços aos clientes, que dependem do nível de serviço oferecido aos clientes. A chave da vantagem competitiva é oferecer valor aos clientes e cobrar baixos preços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com