TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO GESTÃO DE COMPRA COMO VANTAGEM COMPETITIVA

Por:   •  13/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  8.385 Palavras (34 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 34

 UNIVERSIDADE TIRADENTES

ADMINISTRAÇÃO

JORGE LUÍS SANTOS COSTA

GESTÃO DE COMPRAS COMO VANTAGEM COMPETITIVA

Um estudo de caso na empresa BethMed Produtos Médico e Hospitalares

Aracaju/SE

2016

JORGE LUÍS SANTOS COSTA

GESTÃO DE COMPRAS COMO VANTAGEM COMPETITIVA

Um estudo de caso na empresa BethMed Produtos Médico e Hospitalares

Relatório apresentado em cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado II, elemento obrigatório para obtenção do grau Bacharel em Administração, no 1° Semestre de 2016.

Orientador: Douglas Moura de Andrade

Coordenador: Milton de Barros Freire Junior

Aracaju/SE

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 LOGÍSTICA        5

2.1 Conceitos        5

2.2 Origem        6

2.3 Evolução        6

3 GESTÃO DE COMPRAS        7

3.1 Importância e objetivos da gestão de compras        7

3.2 Fluxo do processo de compras        9

3.3 Centralização e Descentralização        11

3.4 Compra proativa        13

3.5 O papel do profissional de compras        15

3.6 Fatores competitivos do processo de compras        17

3.6.1 Qualidade        18

3.6.2 Quantidade correta        19

3.6.3 Fonte certa        21

3.6.4 Preço        22

3.6.5 Negociações        24

4 ANÁLISE DOS RESULTADOS E PROPOSTAS DE MELHORIAS        25

5 REFERÊNCIAS        26

 

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 Fluxo do processo de compras        11

Figura 2 Mudança de papéis de compras: compra reativa e compra proativa.        13

Figura 3 Relacionamento “transacional”.        14

Figura 4 Relacionamento “mútuo”.        15

Figura 5 Perfil do comprador.        17

Figura 6 Fontes de suprimentos: um ou vários fornecedores.        22

Figura 7 Fatores que afetam as decisões de preço.        23

1 INTRODUÇÃO        

Considera-se que a logística nasceu da necessidade dos militares em realizar enormes e constantes deslocamentos de recursos materiais e de pessoal para os locais de batalha, para que isso ocorresse de forma eficiente era necessário um planejamento. Até o fim da Segunda Guerra, a logística sempre esteve associada apenas às atividades militares. Após esse período, e com a necessidade de suprir e reconstruir as cidades e os países destruídos pela guerra, a logística passou também a ser adotada por organizações e empresas civis. Dentro da logística de suprimentos está a aquisição/compras, que é o tema principal a ser apresentado neste trabalho.

Com o mercado cada vez mais globalizado, a concorrência estimula as empresas a buscarem capacitação, novas tecnologias e a adotarem estratégias em seu processo de compras, a fim de se manterem competitivas no mercado. Diante disso a gestão de compras tornou-se uma atividade estratégica dentro da organização, possibilitando maior aproveitamento dos recursos disponíveis e evitando gastos desnecessários.

Atualmente a função compras deixou de ser apenas uma atividade rotineira da administração de pedidos, e hoje é vista como uma atividade de grande importância estratégica. Contudo, a função compras ainda é vista pela maioria das micro e pequenas empresas como uma atividade executada apenas quando está próximo do seu ponto de reposição.

Segundo Pozo (2010), o setor de compras ou suprimentos, como atualmente é denominado, tem responsabilidade preponderante nos resultados de uma empresa em face de sua ação de suprir a organização com os recursos materiais para seu perfeito desempenho e atender às necessidades do mercado.

A gestão de compras objetiva a obtenção de produtos e serviços com eficiência, levando em consideração a qualidade e a quantidade correta, o cumprimento dos prazos de entrega, e os preços mais vantajosos. Consequentemente, a atividade compras relaciona-se diretamente aos estoques e ao relacionamento com os clientes, uma vez que, a disponibilidade dos produtos é um fator decisivo para retê-los e a aumentar as vendas.

Considerando o preço de venda um dos principais fatores da concorrência acirrada, percebemos que comprar é uma das formas em que as organizações têm a possibilidade de reduzir custos e oferecer preços mais atrativos para seus clientes.

Desta forma surge a questão que este trabalho buscará esclarecer: Como a gestão de compras pode contribuir para a empresa obter vantagem competitiva?

O presente trabalho buscará maior entendimento, por parte do autor, da função compras e as técnicas utilizadas no processo de aquisição para obtenção de vantagem competitiva. No âmbito acadêmico, pretende-se estimular o interesse pelo tema e contribuir como referencial teórico. Para a empresa, o trabalho tem como propósito, servir como instrumento de aperfeiçoamento da sua gestão de compras, através de um estudo da sua situação atual, onde será possível identificar suas forças e fraquezas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)   pdf (528.1 Kb)   docx (293.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com