TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE VISITA RH

Por:   •  30/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  2.140 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE SUPERVISIONADA - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

RELATÓRIO DE VISITA – Empresa: CTIS TECNOLOGIA S.A

1. TEMA:

Entre os temas disponíveis durante o aprendizado em sala de aula, o grupo optou pelo Recrutamento de pessoal. O presente trabalho aborda a importância e as técnicas de recrutamento para o crescimento da empresa CTIS TECNOLOGIA S.A.

2. OBJETIVO PRINCIPAL:

Estabelecer aconexão entrea atividade acadêmicae aatividade profissional. O trabalho em questão foi desenvolvido com base no contato com a área de RH da empresa, permitindo o conhecimento e o desenvolvimento do aprendizado em relação ao processo e as técnicas aplicadas na empresa de acordo com o tema escolhido.

OBJETIVOS SECUNDÁRIOS:

a) Fixar conceitos e funções do processo;

b) Estabelecer networking ;

c) Levar o aluno a aprendizagemde relatórios;

3. TERRENO DA PESQUISA:

Nome da empresa: CTIS TECNOLOGIA S.A

CTIS IT Services – RJ

Rua do Passeio, 62, 6º andar

Centro - Rio de Janeiro RJ

CEP: 20021-290

Fone: (21) 2217-4350

Fax: (21) 2217-4398

Site da empresa: http://www.ctis.com.br/

4. Conceitos sobre técnicas de recrutamento de pessoal:

Segundo (Chiavenato, 1999 p. 92) “Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização”.

Ainda Segundo (Chiavenato, 1999 p. 54) “Recrutamento varia conforme cada organização. O inicio do processo depende da decisão dos administradores. O órgão de recrutamento funciona como acessória de prestação de serviço especializado”.

De acordo com (Chiavenato, 1999 p. 54) Para melhor identificar e mapear as fontes de recrutamento é necessários dois tipos de pesquisa: interna e externa.

Pesquisa externa: Incide em candidatos que estão desempregados ou em outras organizações, fazer uma busca em novos valores que estão fora da organização a fim de trabalhar dentro dessa organização.

Pesquisa interna: Visa a utilizar os recursos disponíveis a própria empresa. Apos a divulgação da vaga, são efetuados testes com os funcionários para que possam ser avaliados técnica ou psicologicamente, afim de preencher uma vaga por intermédio do remanejamento dos empregados existentes na empresa. Ocorre o preenchimento da vaga pelos funcionários da própria empresa. É visto como uma valorização de recursos internos, através de valorização de pessoal, promoções de pessoal, programas de desenvolvimento de pessoal e plano de carreiras.

4.2 Recrutamento interno

Segundo (Chiavenato, 1999 p. 59) o autor ainda apresenta as vantagens e desvantagens deste método.

Vantagens: mais economia para a organização, mais rápido, apresenta maior índice de validade e segurança, é uma fonte poderosa para seus empregados, aproveita o investimento feito pela organização de treinamento de pessoal e desenvolve um sadio espírito de competição entre o pessoal.

Desvantagens: pode gerar um conflito de interesses, exige que os novos empregados tenham condições de potencial de desenvolvimento para poderem ser promovidos e não pode ser feito em termos globais dentro da organização.

4.3 Recrutamento externo

Segundo (Chiavenato, 1999 p. 59) o autor cita também que quando uma organização adota uma política de recrutamento externo subtende-se que, ou ela possui um turnover excessivo, ou ela não acredita em seu pessoal, por não mantê-lo capacitado, ou devido a uma grande expansão em seus negócios.

Vantagens: Traz “sangue novo” e experiências novas para a organização, renova e enriquece os recursos humanos da organização, aproveita os investimentos em preparação e o desenvolvimento de pessoal efetuado por outras empresas ou pelos próprios candidatos.

Desvantagens: geralmente afeta a política salarial da organização, pode frustrar o pessoal que passa a visualizarbarreiras, fora de seu controle, para seu crescimento profissional, em principio, é menos seguro que o recrutamento interno, é geralmente mais demorado do que o recrutamento interno, é mais caro e exigem inversões e despesas imediatas com anúncios, jornais, honorários de agências de recrutamento.

5. PROCEDIMENTO:

Em relação ao processo de Recrutamento na empresa, o RH é responsável pelo recebimento, triagem, seleção dos currículos e realização dos processos de recrutamento e seleção de pessoas para todas as oportunidades de trabalho na CTIS. Esse procedimento é realizado a partir da solicitação dos gestores das áreas.

Além disso, a equipe de RH é capacitada para desenvolver treinamentos comportamentais específicos e, divulga ainda, por meio dos canais de comunicação interna, dicas de sites com cursos on-line gratuitos para os seus colaboradores.

As etapas do processo de recrutamento na CTIS TECNOLOGIA S.A:

1. Identificação de necessidade de contratação – Surge em função do desligamento (demissão ou aposentadoria) de algum empregado ou o surgimento de fatores que determinem a necessidade de se aumentar o quantitativo de pessoal.

2. A empresa realiza a verificação dos requisitos para o preenchimento do cargo – O recrutamento só será eficaz se houver uma clara definição de quais os conhecimentos, habilidades e experiência, dentre outros requisitos, que devem ser preenchidos pelos candidatos.

3. Escolha da fonte de recrutamento - Fonte é a origem dos candidatos. A organização em questão promove o recrutamento restrito aos seus próprios funcionários, na chamada fonte interna, além disso, realiza a busca de candidatos no mercado, valendo-se, neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com