RESENHA BRAND EQUITY E O MARKETING DIGITAL_A EXPERIÊNCIA NETFLIX
Por: Gabriel Castro • 2/5/2021 • Resenha • 810 Palavras (4 Páginas) • 329 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E INOVAÇÃO EM MARKETING
Resenha Crítica de Caso
Gabriel Castro Guimarães
Trabalho da disciplina Comunicação Institucional e E-Branding
Tutor: Prof. Marcelo Nunes de Carvalho
Goiânia
2020
BRAND EQUITY E O MARKETING DIGITAL: A EXPERIÊNCIA NETFLIX NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Referência: LIMA, Heloísa et al. Brand equity e o marketing digital: a experiência Netflix no relacionamento com o cliente. Caderno de aulas do LEA. n. 6, dez. 2017, p. 47-62.
O artigo analisa as estratégias da empresa NETFLIX, provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, através da utilização da Brand Equity e marketing digital para fidelizar clientes. Apresenta e identifica as ações da NETFLIX no relacionamento com o cliente e as estratégias desenvolvidas pela empresa nos canais digitais. Ainda, o mesmo aborda os conceitos de marketing, marca, branding, marketing digital.
Com a globalização e a constante evolução tecnológica, aumentou-se tanto a competitividade nos mercados como o grau de exigências dos consumidores, que estão modificando seus comportamentos de compra e consumo constantemente. Com isso, é essencial maior domínio das ferramentas de marketing e a incorporação ao marketing digital, seja do produto ou serviço, exigindo dos profissionais desta área cada vez maior conhecimento do ambiente em que estão inseridos os envolvidos da marca.
Criada em 1997 nos EUA, a Netflix tinha o intuito de otimizar o consumo de material audiovisual através da disponibilização de catálogo on-line para aluguel de títulos, que eram entregues via postagem. Pouco depois a empresa visualizou no mercado a queda de popularidade dos locadores e identificou a possibilidade de crescer com um serviço totalmente on-line, que apesar de diversas dificuldades e desafios, se.
Através de suas estratégias de relacionamento com clientes e adaptação pioneira nos canais digitais, consolidou sua marca no mercado. Seguindo tendências do comportamento do consumidor eletrônico, estabeleceu forte relação e interação com o público através das redes sociais, sempre atenta aos assuntos de tendências, criando também uma aproximação com seus assinantes. Essa presença digital da marca e a gestão da mesma, com atendimento rápido e eficiente, criou uma identidade e personalidade da Netflix, criando de valor para seus clientes.
A empresa também foi uma das pioneiras na implementação da brand persona, ou a voz da marca, identificando-se com o público como alguém jovem, bem humorada e irônica. Assim, conseguem criar grandes expectativas paras ações e lançamentos.
Brand Equity é a representação do valor da marca para seus consumidores. Com isso a Netflix tornou-se bem sucedida por sua atenção com seus clientes e utilização de estratégias de fortalecimento da marca que desperta em seus demandantes o sentimento de pertencimento e lealdade à instituição, gerando assim a efetividade de seu Brand Equity.
...