RESENHA DOS ARTIGOS: “COMO PESSOAS DESEMPENHO DESEMPENHO E REMUNERAÇÃO” E “SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO TRADICIONAIS EA REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA”
Por: Gabrielli Costa • 19/5/2018 • Resenha • 430 Palavras (2 Páginas) • 389 Visualizações
RESENHA DOS ARTIGOS: “COMO AS PESSOAS DESASSOCIAM DESEMPENHO E REMUNERAÇÃO” E “SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO TRADICIONAIS E A REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA”.
Esta resenha é sobre o artigo: Como as pessoas desassociam desempenho e remuneração, por Juliane Yamaoka, do livro: Na conta e medida certas, páginas 45 e 46; e sobre o artigo: Sistemas de remuneração tradicionais e a remuneração estratégica, por Camila Hatsumi Minamide, FONTE: HTTPS://carreiras.empregos.com.br/seu-emprego/sistemas-de-remuneracao-tradicionais-e-aremuneracao-estrategica/.
Nas empresas brasileiras o dinheiro é o principal elemento motivador, mas psicólogos e lideres de negócio descobriram que dinheiro não é um dos principais motivadores da força de trabalho. Além disso, remuneração por mérito não é efetiva, fatores como autonomia, domínio e propósito são muito importantes para que uma pessoa se sinta motivada. As empresas utilizam algumas tendências para desassociar remuneração e desempenho, como feedbacks frequentes, avaliações constantes, avaliações de desempenho sem critérios de nota e definição de objetivos pelos funcionários através da aprovação dos gestores; através disso é possível ter uma alocação mais precisa dos pagamentos, mais clareza e alinhamento entre os objetivos individuais do funcionário com os objetivos da equipe e da empresa.
A remuneração estratégica tem destaque sobre a remuneração tradicional, pois vivemos em um ambiente de transformação constante, e as empresas também mudam. A remuneração tradicional possui muitos problemas, pois é um sistema inflexível, limitado, conservador, desatualizado e com muitas divergências. Já a remuneração estratégica é um conjunto de diferentes maneiras para remunerar os funcionários, representando um elo entre os indivíduos e a nova realidade das organizações.
Há vários tipos de remuneração (remuneração funcional, salário Indireto, remuneração por habilidades e competências, remuneração variável, participação acionária e alternativas criativas), e cada organização possui seu contexto e suas particularidades, assim esse sistema permite escolher os tipos de remuneração de acordo com a realidade e proposta da empresa.
Para a implantação de um sistema de remuneração estratégica é preciso seguir as seguintes etapas: diagnóstico da empresa, direcionamento da empresa, definição do modelo conceitual de remuneração, construção de um sistema de remuneração, implantação do sistema de remuneração estratégica e a garantia de evolução contínua do sistema.
Acredito que há uma grande relatividade, com relação aos colaboradores e empresas, assim o valor de cada coisa e a motivação de cada um varia bastante. As empresas precisam definir seus objetivos e traçar um perfil organizacional e a partir disto escolher a melhor forma de remunerar os colaboradores, sendo que seria interessante cada colaborador ter a possibilidade de escolher com a aprovação da empresa qual remuneração agrega mais valor para ele e é possível diante da realidade da empresa.
FACULDA SOBREP
ALUNA: GABRIELLI ROSA DA COSTA
RESENHA DOS ARTIGOS SOBRE REMUNERAÇÃO
Santa Maria, Rio Grande do Sul.
2018
...