TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: O QUE É ESTRATÉGIA

Por:   •  1/7/2018  •  Resenha  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

FAE
Centro Universitário
[pic 1]


GUILHERME GAVANSKI AGUIAR

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

CURITIBA
2018


FAE
Centro Universitário
[pic 2]


 GUILHERME GAVANSKI AGUIAR


RESENHA: O QUE É ESTRATÉGIA

Trabalho da disciplina de Planejamento Estratégico, curso de Pós-Graduação FAE Centro Universitário. Prof. Roger.

CURITIBA
2018



  1. O QUE É ESTRATÉGIA

        

Michael E. Porter em 1996, afirmava que as empresas precisavam ser mais flexíveis para combater a concorrência e às mudanças de mercado, além disso, sempre estarem observando as empresas concorrentes para tirar o melhor que elas têm, e aplicar na sua própria empresa. Ele acredita que terceirizando sua mão de obra, terá um aumento da produtividade da empresa, também, é necessário investir em cursos para estimular novas competências para se manter na liderança do mercado. Com a evolução do mercado e da tecnologia, o posicionamento se tornou algo antiquado, não sendo mais o coração da estratégia de uma empresa. Atualmente isso pode ser copiado ou até melhorado, e sua vantagem competitiva ir por água a baixo.

Porter também afirma que a eficácia operacional e a estratégia são essenciais para qualquer empresa, porém, as duas funcionam muito diferentes uma da outra. Uma empresa para superar sua concorrência, deve além de tudo manter uma diferença entre elas, criando valores para os seus clientes, entretanto, isso poderá deixar o custo de seus produtos maior. Mas existe a possibilidade de você ter um custo mais baixo, tendo eficácia operacional, desde a produção do produto, como por exemplo utilizando melhor seus insumos, até sua venda para o consumidor final, como diminuir o caminho do produto até seu cliente.  

São três fontes distintas que constroem as posições estratégicas, a primeira Porter chama de posição baseada em variedade, ela é baseada na variedade de produtos ou serviços, ao invés de segmentar o cliente. A segunda base, Porter chama de posicionamento baseado em necessidades, neste caso, a empresa deverá segmentar o seu cliente, isto acontece, pois, grupos de clientes terão necessidades diferentes. A terceira base, Porter chama de posicionamento baseado em acesso, embora tenha necessidades semelhantes aos outros clientes, essa é segmentação de clientes que são acessíveis de inúmeras formas. Mas qual seja a fonte necessária, o posicionamento necessita que o conjunto de atividades seja feita sob medida. Porém, o posicionamento nem sempre será a aplicação de demanda ou de necessidade do cliente.

Com a definição de posicionamento, Portel responde e pergunta “O que é estratégia?”. Estratégia é a criação de uma posição ímpar e valiosa, envolvendo um conjunto diverso de atividade.  

Para sua empresa manter uma vantagem sustentável, você não poderá escolher somente uma única posição, sendo ela valiosa, atrairá seu concorrente a copiar essa posição. Segundo Porter, uma posição estratégica não é sustentável a menos que haja trade-offs com outras posições. Trade-offs surgem por três motivos: inconsistência em imagem ou reputação, emergem das próprias atividades e dos limites sobre a coordenação e controles internos.    

Suas escolhas de posicionamento vão determinar quais as atividades que sua empresa vai realizar e como realizará, mas também como suas atividades vão se interligar. Apesar da eficácia operacional diga que você deve fazer uma única atividade com alta qualidade, a estratégia trabalha com a combinação de várias atividades. Para que isso ocorra deverá ter uma adequação de suas atividades, Porter diz que a adequação vai anular os imitadores criando uma cadeia tão resistente quanto o seu elo mais forte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com