RESENHA SOBRE AS 5 FORÇAS DE PORTER
Por: Cristian Trapp de Carvalho • 24/8/2018 • Resenha • 585 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
AS 5 FORÇAS DE PORTER[1]
Cristian Trapp de Carvalho[2]
Fábio Luis da Silva Maia[3]
RESENHA
A ferramenta sobre as cinco forças, foi publicada em 1979 pelo professor Michael Porter, foi um marco fundamental para compreensão do posicionamento estratégico das empresas que até então tinham vieses de pensamento, muitas vezes equivocados considerando uma análise superficial sobre o ambiente em que a empresa se encontrava.
A rivalidade era tomada como fator principal da análise de mercado, e após a publicação, houve uma compreensão da real dimensão do ambiente competitivo. Constatou-se que a rivalidade não era o único fator que media a vantagem e desvantagem de uma empresa.
A rivalidade do mercado diz respeito a que é a concorrência, com ela está agrupada, qual percepção dos clientes frente às marcas e quais são as suas vantagens. Ainda Porter discorre sobre estratégias competitivas, são elas baseadas em custo, diferenciação e foco ou segmentação, onde se faz uma relação onde o melhor contexto é competir utilizando uma dessas estratégias, pois as empresas se empenharam no aumento da qualidade visando obter um diferencial e valor agregado perante ao cliente onde no final todos ganham.
Esse fator central é complementado por outros fatores que são analisados e corroboram para o real posicionamento da empresa. São eles as Barreiras de entrada, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes, produtos substitutos.
As barreiras de entrada, são impedimentos, obstáculos para novos entrantes que queiram fazer parte do mercado. Essas barreiras devem ser preconizadas desde o estabelecimento da empresa no mercado, desenvolvendo artifícios para atrapalhar essas entradas e garantir a distribuição do mercado. Essas barreiras podem ser várias, capital investido, tempo, fator de sucesso, localização, suprimento e fornecimento exclusivo entre outros.
Os produtos ou serviços substitutos, são todos bens e serviços que podem ser adquiridos ou contratados, na falta dos produtos ou serviços oferecidos e isto em sua abrangência, ou seja, deve ser analisado que qualquer coisa que venha a substituir por mais distante das características do produto oferecido, pode ser um substituto. Não necessariamente precisa ter as mesmas funções, mas que atendam às mesmas necessidades de outra forma.
Poder de barganha dos clientes isso ocorre quando o cliente tem poder de controlar a relação comercial, como por exemplo a demanda, o preço, a entrega, o que tem impacto direto na capacidade da empresa. Essa relação de poder na maioria vezes está relacionada com a distribuição de mercado e a dependência de poucos clientes.
Poder de barganha dos fornecedores, é a relação de poder entre a empresa e seus fornecedores, o grau de dependência e no de impacto nas operações da empresa. Essa relação normalmente está relacionada com o tamanho da empresa e com a exclusividade dos produtos ou serviços oferecidos pelos fornecedores.
E para uso eficiente da ferramenta sugere-se efetuar essas 5 análises constantemente, evitar a curta visão da empresa com respeito ao mercado em que atuam, desenvolver parcerias dentro da perspectiva fornecedores, desenvolver métodos para impedir a entrada de novos concorrentes, dividir sua receita em vários canais, ou seja, não centralizar suas vendas em poucos clientes.
...