RESPONSABILIDADE SOCIAL: Um estudo sobre a visão empresarial e do consumidor
Por: 97931833 • 13/9/2021 • Trabalho acadêmico • 6.410 Palavras (26 Páginas) • 148 Visualizações
UNIVERSIDIDADE DE MARÍLIA - UNIMAR
AMANDA MENDES DE LIMA
ANA CLARA DA SILVA ORTEGA
CARLOS EDUARDO DA SILVA
CEZÁRIO MARTINS
JESSICA VITÓRIA PELLOSO BATISTA
LUANA DA SILVA TEIXEIRA
RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Um estudo sobre a visão empresarial e do consumidor
Marília
2016
UNIVERSIDADE DE MARÍLIA - UNIMAR
AMANDA MENDES DE LIMA
ANA CLARA DA SILVA ORTEGA
CARLOS EDUARDO DA SILVA
CEZÁRIO MARTINS
JESSICA VITÓRIA PELLOSO BATISTA
LUANA DA SILVA TEIXEIRA
RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Um estudo sobre a visão empresarial e do consumidor
Trabalho realizado para a disciplina de Teoria Geral da Administração da Universidade de Marília, sob orientação da Professora Vanderleia Ceolin de Abreu.
Marília
2016
LISTA DE GRÁFICOS
Gráfico 1: Já ouviu falar em responsabilidade social 12
Gráfico 2: Qual o seu entendimento sobre responsabilidade social? 12
Gráfico 3: Você já participou de algum projeto/campanha de responsabilidade social? 13
Gráfico 4: Você considera responsabilidade social uma obrigação? 13
Gráfico 5: Qual o real motivo das empresas na adoção da Responsabilidade Social? 14
Gráfico 6: Qual fator você leva em consideração no momento de uma compra? 14
Gráfico 7: A empresa reconhecida por sua praticas sociais influencia na hora de escolher o produto 15
Gráfico 8: Como você avalia as empresas em relação a adoção da responsabilidade social? 15
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
- REPONSABILIDADE SOCIAL – ORIGEM E CONCEITO 4
- TIPOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 6
- CERTIFICAÇÕES E INDICADORES 8
3.1 Balanço Social 8
3.2 ISO 14000 8
3.3 AA 1000 8
3.4 AS 8000 8
- ABNT-ISSO 26000 8
- A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING 10
- PESQUISA DE CAMPO 11
5.1 Visão do consumidor 12
5.2 Visão empresarial 16
CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
REFERÊNCIAS 19
APÊNDICE A – Entrevista com os consumidores 21
APÊNDICE B – Entrevista com a empresa 22
INTRODUÇÃO
O crescente aumento da complexidade dos negócios, o grande avanço nos sistemas de comunicação e a busca constante por produção e lucro levaram a um crescimento significativo na concorrência entre as empresas. Desta forma, elas tendem a investir mais em processos de gestão inovadoras para obter diferenciais competitivos. ASHLEY (2002, p.3) afirma que, por outro lado, as crescentes disparidades e desigualdades sociais obrigam a que se repense o desenvolvimento econômico social e ambiental.
Dessa maneira é necessário buscar novas estratégias de negócios visando um desenvolvimento não só econômico, mas também buscar o atendimento das necessidades sociais, onde uma verdadeira relação entre, empresa e clientes, possa de fato ter um relacionamento ético, responsável e duradouro. Sendo assim, a Responsabilidade Social pode ser vista como uma técnica a mais para potencializar sua rentabilidade e credibilidade.
Neste contexto, propõe-se com esse trabalho, destacar a importância da responsabilidade social para as empresas e sociedades e identificar a visão e avaliação que os consumidores e empresários possuem sobre o tema. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa junto a pessoas em geral, em que foram coletadas questões especificas para a compreensão do assunto, e para uma abordagem completa foi feito um estudo através de uma empresa x com a intenção de analise sobre a prática social empresarial.
Como metodologias foram adotadas a pesquisa bibliográfica, através de consultas em livros, sites, artigos e monografias, a fim de sistematizar o assunto desenvolvido por outros autores para a consecução dos objetivos propostos e a pesquisa de campo como forma de análise e observação de dados.
1. RESPONSABILIDADE SOCIAL – ORIGEM E CONCEITO
A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar do seu público interno e externo. É uma prática voluntária, pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc.) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.). Segundo MACEDO & OLIVEIRA ( 2012, p. 4) “A responsabilidade social implica coerência entre valores e atitudes, e isto é mais do que uma estratégia de marketing, é um comprometimento ético com a comunidade ou com a região ou com o país no qual a firma está inserida.”
É importante frisar que o conceito não deve ser confundido com filantropia ou simples assistência social. Aqui, na lógica do “é melhor ensinar a pescar, do que dar o peixe” entende-se responsabilidade social como um processo contínuo e de melhoria da empresa na sua relação com seus funcionários, comunidades e parceiros
A maior parte das empresas que adotam postura socialmente responsável almeja um crescimento mais sustentável, ganhos de imagem e visibilidade e são menos propícias a erros ou problemas judiciais.
...