RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EMPRESARIAL
Por: alcirilo • 6/11/2015 • Relatório de pesquisa • 634 Palavras (3 Páginas) • 308 Visualizações
UNISANTANA
Curso: Tecnólogo em Processos Gerenciais – 1º semestre
Disciplina: Ética e Responsabilidade Sócio Ambiental
Profº: Sandro Rosa
Nome: Clóvis Oliveira
Revisão da Literatura sobre Conceitos.
São Paulo - SP
2014
Responsabilidade sócia ambiental empresarial revisão da literatura sobre conceitos.
O trabalho sobre responsabilidade sócio ambiental, atores sociais.
Cita sobre a responsabilidade empresarial com as mídias junto a empresa com estratégia para ganhar o cliente, cumprindo com suas regras a legislação e valorizando qualidade e preço. A globalização rápida e a gestão entre atores fazem com que o Estado não seja o único responsável pelo bem estar social.
As empresas tem ajudado a sociedade com seus problemas ambientais. Com isso a empresa vem trabalhando para o setor, tem utilizado a certificação florestal para atitudes responsável.
A responsabilidade social e empresarial significa a ideia de reponsabilidade e ou obrigação legal para outros significa comportamento, ou significado transmitido.
Evolução dos conceitos gerou principais religiosos como a caridade e o gerenciamento. Muitas empresas americanas fazem doações aos necessitados.
O conceito de responsabilidade se difundiu nos Estados Unidos na década de 1960 a 1970. Criando discursão da evolução do conceito e de responsabilidade social e empresarial desde a década de 1950 até a década de 1980 por Carrol.
Os conceitos contemporâneos de responsabilidade social empresarial são baseados na teoria de stakeholders.
Toda organização precisa definir critérios e tomadas de decisões e avaliações para quando houver conflito.
Essa teoria dos stakeholders defende que as decisões sejam tomadas para equilibrar e satisfazer os interesses de todos os públicos envolvidos com a corporação que são funcionários, clientes, fornecedores e ambientais. Todos os stakeholders são importantes desde o proprietário ao consumidor final.
Argumentos a favor da responsabilidade social se empresarial. Os argumentos éticos são derivados do principio religioso e das normas sociais, que consideram que a empresa e seus funcionários deveriam se comportar de maneira socialmente responsável, por ser a ação moralmente correta mesmo que envolva despesas improdutivas para a empresa.
A linha instrumental considera que o comportamento responsável e o desempenho da empresa. Desde modo uma ação proativa da empresa é justificada quando ela busca oportunidades geradas como consciência e as questões culturais ou por antecipação ou diferenciação de produtos.
A argumentos contra a responsabilidade social e empresarial no conceito de propriedade ou maximização do lucro, Friedman cita.
“ultimamente um ponto de vista especifico tem objetivo cada vez maior aceitação.”
Para Fridman, o administrador de empresa deve cumprir seu papel frente aos sócios, maximizar os lucros da empresa dentro da lei, a teoria dos stakeholders afirma que deve haver um equilíbrio entre os interesses dos diferentes stakeholders.
As empresa adotam a responsabilidade social empresarial para não serem criticadas pelo publico e não para aumentarem seu desempenho. As empresas estão promovendo o desenvolvimento sustentável.
...