REVISÃO CONCEITUAL ADMINISTRAÇÃO
Por: Edineia Celina Reis Guimarães • 27/10/2019 • Resenha • 2.396 Palavras (10 Páginas) • 196 Visualizações
1. REVISÃO CONCEITUAL
1.1 ADMINISTRAÇÃO
A administração existe desde os primeiros anos de vida na terra, os homens das cavernas administravam suas atividades de caçar, comer, e se proteger do perigo para manter sua sobrevivência. Porém não atribuíram um nome científico a essas atividades, pois não sabiam que isso fazia parte do trabalho de organizar.
Administração é a área da ciência que conduz os recursos humanos e matérias da organização eficazmente e eficientemente com o objetivo de alcançar um fim específico.
As três habilidades do administrador:
Nível operacional: seu papel é aperfeiçoar a produção de bens e serviços de maneiras satisfatórias em curto prazo, o chefe de equipe ou supervisor tem que ter o conhecimento técnico.
Nível intermediário: tarefas da área organizacional, como por exemplo o financeiro, R.H., são responsáveis pela implementação de decisões estratégicas, discutir e relacionar-se com as pessoas.
Nível institucional: decidem os objetivos globais da empresa, mercado, situação financeira e influência na organização comportamental do consumidor, quais serão as estratégias políticas e financeiras e saber que suas decisões irão afetar agora e futuramente.
Papéis do administrador:
Interpessoal: preparados para relacionar e inteirar com as pessoas. Sendo eles: chefes e líderes.
Informacional: responsáveis por trocar informações dentro ou fora da organização e processá-las, lê revistas e relatórios e mantém contatos pessoais.
Decisória: agem como empreendedores iniciando projetos, assumindo riscos, identifica novas ideias. Resolvem conflitos tomando ação correta em crises adaptando o grupo a elas. Alocam recursos decidindo a quem atribuí-los. Negociam interesses da organização com os sindicatos, compras e vendas.
1.2 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Os administradores enxergam seu trabalho como um processo, onde são realizadas ações que resultam em lucro ou serviços. Os administradores executam quatro funções: planejar, organizar, liderar e controlar. O processo de administração é constituído pelas funções que quando visualizadas para o alcance dos objetivos formam o processo administrativo.
As funções administrativas:
1) Planejar: o administrador tem a responsabilidade de traçar um plano de ação para a realização dos objetivos da organização. Ele analisa o cenário no qual a organização se encontra traçando os passos que deseja seguir para atingir sua meta.
2) Organizar: é a elaboração de uma estrutura organizacional que é geralmente representada por um organograma, e a alocação de recursos que garantem que as metas serão atingidas. A organização proporciona a transformação dos planos em metas concretas.
3) Liderar: as organizações são feitas de pessoas e para isso é necessário ter equipes engajadas e motivadas para que os resultados sejam atingidos conforme o esperado, o líder é responsável por essas habilidades, sabendo delegar as tarefas e comunicar-se com os funcionários.
4) Controlar: a função do controle é verificar se os objetivos foram alcançados ou não, tendo como objetivo controlar e prevenir tomando ações necessárias para melhoria do desempenho.
1.3 ORGANIAÇÃO
Organização são grupos ou membros estruturados que se juntam a fim de atingir uma única meta. Os objetivos são alcançados com eficiência e eficácia, toda ação que é feita dentro de uma empresa está ligada ao conceito de eficiência e o alcance de resultados relaciona-se com a eficácia.
Eficácia: atingir os objetivos da empresa, fazer as coisas corretamente e está relacionada com resultados alcançados e objetivos planejados.
Eficiência: usar os recursos que a empresa disponibiliza da melhor forma possível, fazer certo as coisas e está relacionada com resultados alcançados e recursos empregados.
A missão e a visão representam a finalidade e a personalidade de uma organização. A missão de uma empresa é a razão dela existir, uma declaração de seu propósito. A visão representa o futuro podendo mudar dependendo do que a empresa já alcançou em seus projetos.
1.4TEORIA FAYOL
Jules Henri Fayol (1841-1925) foi um engenheiro francês, teórico clássico da ciência da administração, fundador da Teoria Clássica da Administração. Seu trabalho era direcionado para a empresa como um todo, vista e estudada de cima para baixo, já que sua visão era de um Gerente ou Diretor, cujo trabalho é diferente das operações técnicas; e, para ele, a Administração era disciplina e profissão.
Diferentemente, pois, do trabalho de Frederick Winslow Taylor, que criou o modelo de administração chamado Administração Científica, que estudava e trabalhava com foco nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício e a redução dos custos de produção, com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época.
Em seu trabalho, ele dividiu as operações empresariais em seis (6) grupos inter-relacionados:
• Operações Técnicas: produção, fabricação e transformação de produtos;
• Operações Comerciais: compra, venda, permutas de matérias primas e de produtos;
• Operações Financeiras: procura e gerência de capitais, obtenção e gerenciamento de recursos financeiros;
• Operações de Segurança: segurança e proteção da propriedade e das pessoas; bens materiais ou pessoas;
• Operações de Contabilidade: inventários, registros, balanços, custos, estatísticas, etc.;
• Operações de Administração: previsão, organização, comando, coordenação e controle.
Bem como identificou cinco (5) principais funções do Administrador:
• Prever/Planejar: visualizar o futuro e traçar o plano de ação, que permita à organização atingir seus objetivos; estabelecer objetivos e metas e determinar as necessidades de recursos.
• Organizar: estruturar/constituir o duplo organismo material e social da empresa; cria a estrutura organizacional, desenha cargos e tarefas, coordena e aloca os recursos de acordo
...