TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações entre emprego e empregador

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

RELAÇÃO ENTRE EMPREGADO E EMPREGADOR

Existem dois conceitos na relação entre empregado e empregador. O empregador, é aquele que dirige, assumir responsabilidades, admiti empregadores. E o empregado, é a pessoa física que cumpri atividades dentro da organização.

O trabalho deve ser considerado como uma essência na vida do homem, aonde acontece o processo de transformação e compartilhamento de bens, conhecimento,e Mao de obra. Assim acarretando valores.

Com a grande demanda de produção, houve o aumento de empregado e empregador, fazendo um mercado competitivo , onde o funcionário tem que vender sua Mao de obra todos os dias. O empregado se transformou em mercadoria aonde fica nas prateleiras da burguesia.e junto aos maquinários torna-se escravos das maquinas e dos donos das industrias. O único valor dado ao empregado é somente o necessário para se manter e produzir na organização.

Não importa se é homem ou mulher, adulto ou criança, essa “escravidão” não tem limites, fazendo pessoas trabalharem em lugares totalmente desapropriados, sem iluminação, ventilação, com cargas horárias exaustivas.O operário não é apenas explorado por seu empregador, mas sim por toda classe, e essa classe é a burguesa.

A luta contra a burguesia poderá começar individualmente, e depois em grupos e sindicatos. Assim mostrando que não há tanta distancia entre o empregado e o empregador, para se tornar um chefe não é necessário ser um monstro, fazer aquele papel de “eu mando” um “bom dia”, uma” boa tarde”, pode mudar um cenário, assim ambos trabalhariam com mais conforto. Uma frase que chamou bastante atenção do grupo foi “ todo empregado é um trabalhador, mas nem todo trabalhador é um empregado”.

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Cumprir normas e procedimentos para a segurança física e mental dos trabalhadores. A higiene esta ligada ao diagnostico e prevenção de doenças ocupacionais, assim promovendo saúde e conforto para o expediente.

A falta de iluminação pode causar um acidente, a temperatura pode gerar fadiga, o ruído... Perca de audição. Um ambiente com temperatura e umidade inadequadas é um ambiente doentio.

A organização tem que conscientizar o trabalhador, pois eles percebendo os riscos irão usar os equipamentos e roupas adequadas de forma espontânea por vontade própria, de forma consciente e não por que foram obrigados a esse papel.O funcionário tem que perceber que a empresa só quer o bem, só quer prevenir acidentes. Caso ele recuse a usar os equipamentos exigidos, pode ser mandado embora por justa causa. Também é importante a empresa oferecer maquinários e equipamentos adequados, pois caso aconteça algum acidente a empresa quem vai responder.

A organização que cumpri com normas de seguranças Cipa, brigadista, fazem exames corretos, admissional, demissional, entre outros regimes que são oferecidos para a prevenção de problemas, é valorizada, e assim o funcionário se sente valorizado e trabalha com mais motivação.

4 ESTRATEGIAS QUE O GESTOR PODE ULTILIZAR PARA AUXILIAR NO DIA DIA:

  1. Educação e respeito com o empregador é a peça chave, pois se os dois tem um bom relacionamento, o trabalho flui de forma espontânea.
  2. A conscientização do funcionário com as normas de segurança, pode ajudar, pois assim o gestor não precisa ficar cobrando, e fazendo o papel de chato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com