Resenha Crédito Consignado e os Correspondestes Bancários
Por: marcio2pimentel • 5/9/2018 • Artigo • 718 Palavras (3 Páginas) • 257 Visualizações
[pic 1]
Resenha
Crédito consignado e os correspondestes bancários
disciplina: Gestão da Inovação
docente: Fábio Luis Da Silva Maia
2018/2
discente:
Marcio Dorneles Pimentel
Matricula: 201410557
Canoas, 2018
Título do Artigo científico;
CRÉDITO CONSIGNADO E OS CORRESPONDENTES BANCÁRIOS análise do setor por meio do modelo de 5 forças de Porter
Dados bibliográficos;
PORTER, Michael E. Competição. Rio de Janeiro: Campus, 1999. PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise da indústria e da concorrência. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. TREACY, M., & WIESERNA, F. A disciplina dos líderes de mercado: escolha seus clientes, direcione seu foco, domine seu mercado. Rio de Janeiro: Rocco, 1995. SITES de fontes secundárias: http://www.cvm.gov.br/ | http://www.bacen.gov.br/ | http://www.sebrae.com.br/.
Obra;
Este artigo traz em seu conteúdo um estudo de caso sobre o crédito consignado no Brasil e seus correspondentes bancários, através do olhar das 5 forças de Poter onde destaca as oportunidades e ameaças deste nicho de negócio financeiro.
Estrutura;
Este artigo de 11 páginas proporciona uma leitura fácil com textos didáticos e fluxogramas de bom entendimento e está muito bem dividido e segmentado, com todas as referências bem claras.
Conteúdo:
Este case retrata o crédito consignado no Brasil, a partir do ano de 2003, com a regulamentação deste tipo de transação financeira, onde o banco ou agente financeiro oferta valores para ser debitado diretamente nos benefícios e salários dos tomadores de empréstimos.
O mercado está muito aquecido segundo o artigo o volume gerado por esse tipo de transação foi de R$ 5,2 Bilhões em empréstimos destes mais da metade cerca de R$ 2,7 Bilhões foram oriundos do consignações.
Os Grandes bancos são os principais fornecedores e se aportam de correspondentes para aumentar assim seu share, sendo que um correspondente bancário pode ser qualquer pessoa, a tendência atual é a gradualmente diminuir esses correspondentes para esses terem um CMV (comissão de valores mobiliários) mais atrativos de modo de alavancar seu faturamento.
Por fim o artigo nos demostra de forma didática as 5 forças de Poter, que foram: 1° Ameaça de novos entrantes, 2° ameaça dos substitutos, 3° poder de barganha dos fornecedores, 4° poder de barganha os clientes e pôr fim a 5° Grau de rivalidade na indústria.
Analise Crítica;
O artigo utiliza uma linguagem de fácil entendimento para qualquer pessoa ler, porém senti falta de mais dados econômicos no texto como por exemplo, qual o mapa por área no Brasil onde temos mais esse tipo de transação financeira, qual a faixa etária dos tomadores de empréstimos, qual o proporção de aposentados X Pensionista X assalariados, que representa o mercado, uma análise muito superficial em relação aos bancos que detém este mercado, e também a falta de quais valores são oferecidos aos tomadores.
...