TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Gestão De Processos

Por:   •  6/7/2023  •  Resenha  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC XANXERÊ

ÁREA DAS CIÊNCIAS DAS HUMANIDADES

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: GESTÃO DE PROCESSOS

PROFESSOR: EVANDRO LUIZ DE OLIVEIRA

ACADÊMICO (A): ANDRÉIA NEVES

A ORGANIZAÇÃO DE SUCESSO DO FUTURO

A presente resenha tem como base o artigo “A Organização do Futuro” da revista HSM Management, escrito por David A. Nadler e Michael L. Tushman em 2000.

O artigo tem como objetivo passar as importantes lições do século XX e os novos desafios e projetos das empresas para o futuro. Ele mostra dicas importantíssimas para uma organização chegar ao seu ápice no futuro, de forma que qualquer um consiga entender, de maneira fácil, prática e rápida.

LIÇÕES PRINCIPAIS

 Desde décadas passadas, as organizações trabalham com arquitetura estratégica, e esse será uma das coisas que não irão mudar no futuro. Sempre se tem o momento certo para se tomar uma decisão importante, e isso fortalecerá a empresa.

Claro que, é necessário ter todo um processo por trás de uma tomada de decisão, uma estratégia colocada no papel, ter planejamento para projetar o que pode vir a acontecer, isso com toda certeza ajudará no desempenho final e os resultados poderão ser cada vez melhores.

Outra lição importantíssima é que a maneira como uma empresa se organiza e a estratégia dela, se influenciam diretamente. Uma organização com toda uma estruturação de qualidade, com certeza terá maior influência de desenvolver estratégias criativas.

E também, dúvidas com o desenho organizacional irão continuar. Perguntas de como seguir com a organização separada por departamentos distintos e seguir todos com uma estratégia agradável e coesa, é um dos maiores problemas. Por isso, há três perguntas que você deve fazer para que possa lidar com isso, que são

 (De acordo com Nadler e Tushman, 2000, p. 2):

1. Quais são as características mais importantes do ambiente empresarial em transformação? Quais são as mudanças fundamentais que impulsionarão o novo pensamento na arquitetura estratégica e organizacional?

2. Quais os imperativos estratégicos decorrentes das mudanças ambientais?

3. Que desafios organizacionais serão criados pelos imperativos estratégicos? Como as organizações eficientes traduzirão os imperativos estratégicos em novas arquiteturas e novas prioridades de liderança?

NOVO AMBIENTE EMPRESARIAL

Como já é de conhecimento, com o passar dos anos a tecnologia veio se modernizando cada vez mais, e ainda continua. Essa mudança tecnológica teve vários efeitos de mudanças radicais como troca do homem pela máquina, empresas inovando cada vez mais no mundo virtual. Isso tudo veio acontecendo em uma velocidade extremamente alta, e nem todos conseguiram ainda se adaptar a isso.

NOVOS IMPERATIVOS ESTRATÉGICOS

Esse mesmo ambiente citado anteriormente, nos direciona par seis objetivos estratégicos:

  1. Aumentar a velocidade do relógio estratégico – Trata-se de tomar as decisões nas horas certas para alcançar objetivos maiores na empresa. Por exemplo, trazer coisas inovadoras antes de qualquer outro e se adaptar bem ao mercado.

  1.  Foco na carteira de negócios, com vários modelos – Basicamente, não se manter preso a um modelo de negócio único, quebrar esse padrão para tentar novas estratégias.

  1.  Ciclos de vida estratégicos abreviados – Todo e qualquer setor possui um clico de vida, que precisa ser mudado a cada certo período de tempo. Pois as mudanças acontecem e ficar na mesma coisa acaba como uma perda de tempo.
  1. Criar flexibilidade para atender o mercado – As empresas precisam ter vários produtos a venda e não apenas um. Também é necessário convencer o cliente a levar a mercadoria, preços mais justos e um tempo maior de garantia seriam um exemplo de convencê-lo mais rapidamente.
  1. Aprimorar a inovação competitiva – Além de inovar sempre em produtos e processos, a empresa do futuro deverá inovar também no desenvolvimento estratégico e desenho organizacional, pois com a inovação nesse conjunto, o produto sairá melhor do que se imagina.
  1. Administrar o canibalismo intra-empresarial – No futuro, fará parte da parte estratégia da organização. As empresas terão que fazer mais apostas em produtos para não ficar “para trás” podendo fazer sucesso ou não.

DESAFIOS E NOVOS DESENHOS ORGANIZACIONAIS

Em suma, para seguir os desafios citados acima, a empresa terá que evoluir em outros aspectos também, tais como:

  1. Aumentar a velocidade do relógio organizacional – Para responder aos problemas operacionais com maior antecedência possível, será necessário que a organização trabalhe com maior velocidade. E fazer isso de forma criativa, farão com que eles ganhem credibilidade no mercado.

  1.  Projetar a divergência estrutural – Interligar da forma mais rápida possível uma grande quantidade de negócios para obter valor em um espaço competitivo. A empresa do futuro, terá que fazer muitas coisas ao mesmo tempo, utilizar de várias estratégias para se tornar importante.
  1. Promover a modularidade organizacional – Selecionar apenas um desenho organizacional que se mantenha por um bom tempo, para que haja mais tempo para outras tarefas. Planejar, organizar e montar esse desenho será uma tarefa mais demorada, entretanto, importante.
  1. Estruturar canais de distribuição híbridos – As empresas tentaram responder às diversas demandas do mercado e pra isso precisarão de mais de um canal de distribuição funcionando ao mesmo tempo conforme as necessidades dos clientes.
  1. Projetar uma nova métrica para pesquisa e desenvolvimento – As empresas do futuro não terão que ter somente um único projeto inovador, e sim vários, pois o mercado exige isso de cada um. Trazer uma solução eficaz em primeiríssima mão, com certeza o

ajudará a ser líder no mercado.

  1. Criar métodos de gerenciamento de conflitos – Uma organização de sucesso do futuro precisará criar estratégias a fim de que não haja conflitos internos dentro dela.

  1. Coerência organizacional – É preciso ter um objetivo e todos da organização se esforçar para realiza-lo com sucesso. Pensar em si e na empresa como um todo será essencial.
  1. Equipes de executivos – Para atingir a coerência, é necessário pessoas (líderes) que pensem de maneira ampla. Caberá a eles e ao CEO tomarem as mais importantes decisões dentro da organização, que, com certeza, terão consequências. É necessário pessoas habilidosas e que saibam lidar com pessoas.

ENFRENTANDO OS DESAFIOS

Todos os desafios dependerão da cabeça da empresa, de quem está no topo da pirâmide. Mas com o tempo, isso virá se tornando cada vez menos necessário. Com estratégias bem desenvolvidas, os indivíduos irão sempre em busca do melhor, por isso, é sempre bom motivá-los a darem o melhor de si.

O artigo possui bastante dicas, desafios e mostra como deverá se comportar uma empresa do futuro. Isso é ótimo, pois em alguns anos atrás já podíamos prever como seria uma organização do futuro. Posso dizer com toda certeza que concordo com o que os autores declaram, pois a maioria acontece sim, 20 anos após a escrita. É necessário aprender e aplicar de forma prática tudo o que o autor propõe, para que, com a maior certeza, a organização será um sucesso do futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com