Resenha Ticiano x Tintoretto
Por: alinegnla • 2/3/2019 • Resenha • 473 Palavras (2 Páginas) • 571 Visualizações
SENAC – MBA Gestão Empresarial
Aline de Souza Santos
Administração Mercadológica
Prof. Gernot Roque Muller Junior
Resenha: Ticiano x Tintoretto: A batalha da arte
O artigo apresenta as estratégias adotadas pelos pintores Ticiano e Tintoretto para disputar o mercado de artes na cidade de Veneza no século XVI.
Ticiano era reconhecido e suas obras eram voltadas para a alta nobreza. Possuia um atelier com inúmeros assistentes e iniciantes, tinha seu proprio modo de executar as obras, uma nova técnica de pintura e forma de produção. Tintoretto, por sua vez, era um jovem humilde e foi aprendiz de Ticiano por um curto período de tempo, já que foi rejeitado pelo mesmo que teve receio que ele tomasse o seu lugar.
Tintoretto após ser excluído do ateliê investiu na carreira independente, exibindo suas obras nas ruas utilizando traços das técnicas de outros pintores, posicionando sua arte como forma de artesanato e cobrando de acordo com a capacidade de compra, ampliando assim seu leque de clientes. Posteriormente, Tintoretto desenvolveu uma nova técnica de produzir suas obras a fim de buscar agilidade na produção e de comercialização.
Fazendo uma análise dos métodos utilizados pelos dois artistas com as abordagens adotadas pelas empresas atualmente, verificamos que para se destacar no mercado é necessário investimento em inovação estratégica, principalmente empresas pequenas ou entrantes no mercado, visto que estas devem evitar a concorrência direta com organizações já estabelecidas.
As empresas precisam identificar as oportunidades que existem no mercado e desenvolver ações para alcançá-las como fez Tintoretto. Ele identifiou as falhas nos comportamentos dos seus concorrentes e as aproveitou. Em primeiro lugar ele entendeu que não era somente a aristocracia que desejava consumir arte de alta qualidade. Assim, ele identificou um novo segmento de mercado, vendendo sua arte adaptada às necessidades de cada cliente.
Outra oportunidade identificada por Tintoretto foi desenvolver uma arte acessível, mas de alta qualidade e entregue em prazos relativamente menores. Instituiu novas dimensões de valor fazendo com que os clientes aceitassem pinceladas mais grosseiras, porém compensadas pelo uso de cores vibrantes e um custo mais baixo.
Por fim, as últimas oportunidades identificadas foram: acelerar seu sucesso inundando o mercado com um grande número de obras de arte mesmo que essas não tivessem sido encomendadas; inovou na cadeia de produção dando mais liberdade artística a seus assistentes e eliminou alguns passos no processo de pintura reduzindo o tempo para completar as obras fazendo com que se criasse um novo estilo e evitando a concorrência direta com Ticiano.
Deste modo, as inovações implementadas por Tintoretto se faz uso também no mercado atual. As empresas precisam definir estratégias que estejam em concordância com o segmento escolhido, com o nível de exigência dos seus clientes (levando em consideração seu nível social e financeiro) e com a visão e valores da mesma. Quanto mais inovadora é a estratégia de um entrante no mercado, maior é a probabilidade de que ele obtenha sucesso.
...