Resenha sobre Processos Gerenciais
Por: gabriel.viana • 2/5/2016 • Resenha • 397 Palavras (2 Páginas) • 378 Visualizações
Theodore Levitt, um professor de Administração de empresas da Universidade de Harvard. Autor de numerosos artigos sobre temas econômicos, políticos de administração de empresas e de marketing, inclusive deste premiado e célebre Miopia em Marketing .Ganhador do Prêmio Charles Coolidge Partin para " O Homem de Marketing do Ano", em 1970.
Neste texto, pude observar que em diversos ramos empresariais, seus lideres preocupavam-se com o produto em vez de se preocuparem coma satisfação e fidelização de clientes. Isso aconteceu no transporte de estradas de ferro, onde os monarcas europeus investiam muito dinheiro , acreditavam ter riqueza eterna, mesmo depois do advento dos automóveis , caminhões e aviões ,os magnatas das estradas de ferro permaneciam muito seguros de si .
Se há sessenta anos alguém lhe dissesse que no prazo de trinta anos estariam arruinados , sem um tostão no bolso , implorando subvenções do governo, pensariam estar falando com um louco por completo. Só de pensar nisso já era uma demonstração de insanidade, contudo , muitas idéias loucas têm agora aceitação normal, como por exemplo a de tubos de metal de 100 toneladas que se deslocam suavemente pelo ar a 3.000 metros de altura, transportando cem cidadãos de juízo perfeito, que se distraem bebendo Martini.
Idéias como essa representam rudes golpes contra as estradas de ferro. O que especificamente devem fazer outras companhias para não ter esse fim? Em que consiste a orientação para o cliente? Isso aconteceu também em Hollywood , todas empresas cinematográficas tiveram que se reorganizar drasticamente , não por causa da televisão mas devido a falta de visão “miopia” , perderam-se no caminho. Hollywood desdenhou da televisão, quando devia ter acolhido com agrado a uma nova oportunidade de expandir o seu negócio.
Então graças a essas aulas de Mercadologia, estou passando a entender melhor como funciona qualquer que seja o tipo de empresa comercial, pois concordo plenamente em Theodore Levitt , pois se não tivermos ligados as mudanças que ocorrem diariamente e não trabalharmos nossos clientes com vontade para que elas façam parte de nossas vidas dificilmente ou impossivelmente se conseguirá obter sucesso.
...