Resenha Critica Processos Gerenciais
Por: Luana Mariah • 8/6/2020 • Resenha • 499 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)- Campus Almenara
Nome: Matheus de Jesus Soares
Curso: Processos Gerenciais
Resenha Crítica
O texto tem início expondo sobre a Associação Brasileira de Engenharia de Produção, onde segundo Chiavenato (2014, p.58), “ dá-se o nome de desenvolvimento de produtos/serviços a área que cuida de todos os estudos e pesquisas, sobre criação, adaptação, melhorias e aprimoramento dos produtos e serviços.
Seguindo essa linha de pensamento, o texto traz apontamentos sobre o ciclo de vida do produto, ou seja, o ciclo de vida vai desde a sua criação, até o momento em que ele é retirado do mercado pelo consumidor.
Nesse sentido Kotler e Armstrong (2015), mostram que o ciclo de vida de em produto apresenta quatro estágios: introdução, crescimento, maturidade, declínio.
O primeiro estágio denominado introdução, consiste na fabricação do produto, para ser lançado no mercado consumidor. Nesse estágio percebe-se que pelo fato do produto não ter conhecimento no mercado, o mesmo produz uma demanda considerada baixa. Onde de acordo com o texto, a partir da visão de um engenheiro de produção, a produção em escala pequena é adotada pela medida de que o produto possa estar em fase de teste.
Já o segundo estágio, ou seja, o crescimento, demostra que o produto já tem um conhecimento no mercado e possui competitividade entre os demais produtos. Porém é preciso que o fabricante tem em mãos uma estratégia de inovação, para estar sempre à frente da concorrência e atender as necessidades dos clientes, é preciso também que se tenha produtos no estoque, para atender as demandas.
O terceiro estágio, a maturidade, informa que o produto já possui estabilidade no mercado, sendo necessário estruturar as vendas.
O quarto estágio, o declínio, é onde o produto começa a perder seu lugar no mercado, esta é a fase final do produto, então aqui ocorre uma queda na demanda, desse modo para suprir essa queda algumas táticas precisam serem tomadas para que o produto tenha saída como: diminuir o preço, fazer uma seleção dos produtos que tenham mais saída e lucratividade entre os outros.
O texto traz também a concepção de Kotler e Keller (2006), sobre as três categorias especiais do ciclo de vida do produto sendo elas: estilo, moda, modismo.
O estilo apresenta um ciclo de vida com diferentes períodos de interesse a renovação.
A moda é o que vem sendo aceito por um certo período de tempo pelo consumidor.
O modismo representa o mesmo que a moda, mas focaliza no que está sendo consumido no momento.
Portanto, a parir do exposto, é importante afirmar que o texto é muito rico de informações pertinentes ao ciclo de vida do produto, visto que foi apresentado conteúdos desde a sua fabricação até a queda no mercado, onde é necessário a tomada de estratégias para que o produto tenha saída, assim o texto é muito interessante podendo ser indicado aos possíveis leitores que assim se interessam pelos conteúdos aqui abordados.
...