Responsabilidade Social: Maximizar lucros com consciência sustentável
Por: nicanorleao • 24/4/2015 • Artigo • 3.516 Palavras (15 Páginas) • 231 Visualizações
Responsabilidade Social:
Maximizar lucros com consciência sustentável
Maximize profits with sustainable awareness
Nicanor de Mello Leão
Joldacir Machado
Sandra Maria de Oliveira Silva
Luiz Caldeira
Universidade Unopar
Administração
Rua Niterói, 1280, CEP 82930-050, Curitiba, PR, Brasil,
E-mails: nicanorleao@hotmail.com, luicaldeira@hotmail.com, jnvj@hotmail.com,
Sandragaucha@hotmail.com.
RESUMO: A Responsabilidade Socioambiental nas organizações tem sido nos últimos tempos um tema de profundos questionamentos, principalmente de ordem socioambiental. Para isso as empresas estão visando à responsabilidade social e ambiental dentro das organizações, conscientizando-se melhor sobre o meio ambiente e a utilização dos seus recursos a favor de uma sociedade economicamente rentável e sustentável. O objetivo principal deste estudo é como se deve trabalhar a responsabilidade socioambiental nas empresas para que se consiga atingir os objetivos desejados e tentar sensibilizar o maior numero de colaboradores. Outro ponto importante é buscar o envolvimento dos colaboradores e motivar as peças chaves do processo organizacional acreditando que o trabalho a ser realizado contribui para uma sociedade mais justa e uma menor degradação do meio ambiente consequentemente trarão resultados mais interessantes para seus colaboradores.
Palavras-chave: Responsabilidade Social, Empresas, Meio Ambiente e Sociedade.
Abstract: The Environmental Responsibility in organizations has been recently a subject of profound questions, especially social and environmental order. For companies that are seeking social and environmental responsibility within the organization, educating themselves better on the environment and the use of its resources in favor of a profitable and sustainable society. The main objective of this study is how to work environmental responsibility on companies to be able to achieve the desired goals and try to sensitize the largest number of employees. Another important point is to seek the involvement of employees and motivate key parts of the organizational process believing the work to be performed contributes to a more just society and a smaller environmental degradation consequently bring more interesting results for their employees.
Key-words: Social Responsibility, Business, Environment and Society.
Introdução
O presente artigo tem como objetivo demonstrar maneiras de uma maior efetividade na questão sócio ambiental dentro do ambiente organizacional, uma vez que as organizações se pautam em realizar somente aquilo que lhe é exigido de início.
A responsabilidade socioambiental corresponde a um compromisso das empresas em atender a crescente conscientização da sociedade. Diz respeito á necessidade de revisar os modos de produção e padrões de consumo vigentes de tal forma que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer preço, mas considerando os impactos sociais e ambientais da atuação administrativa da empresa.
Abrangendo as visões sobre o papel da empresa na atualidade e os principais aspectos relacionados ao movimento de adoção de práticas de desenvolvimento sustentável.
Tendo como base desta pesquisa, inúmeras doutrinas e teorias, posteriormente mencionadas no decorrer do trabalho, assim como livros, revistas, teses, dissertações e artigos relacionados ao tema estudado.
DESENVOLVIMENTO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O tema responsabilidade socioambiental vem obtendo um destaque no meio corporativo e na mídia em geral, As organizações nos últimos tempos têm se preocupado intensamente com o campo social, fortalecendo cada vez mais a relação entre sociedade e empresa.
O mais importante é que a sociedade e as organizações estão voltando à atenção para a tentativa de melhoria em sua comunidade, meio ambiente e tudo que a cerca. A importância da responsabilidade socioambiental vem aumentando nos últimos anos no Brasil, vem mudando o comportamento das empresas, e interesse pelo tema.
Responsabilidade social das empresas consiste na integração voluntária, por parte das empresas, das preocupações sociais e ambientais com suas relações com seus representantes e sua área de influência. Ser socialmente responsável não significa respeitar e cumprir devidamente às obrigações legais, mas, sim, irem além de suas obrigações em relação ao seu capital humano, ao meio ambiente.
Atualmente, muitas empresas enxergam a responsabilidade socioambiental como um grande negócio, primeiramente as empresas investem como intuito de motivar seus colaboradores. Complementando esse preceito Chiavenato, ressalva que dentre os fatores que influenciam o comportamento das pessoas, a motivação se encontra como um dos fatores principais (CHIAVENATO, 2004).
Ainda complementa Gil na seguinte citação,
A motivação é a força estimuladora que faz as pessoas agirem. A motivação parte de uma necessidade não satisfeita. Assim, cada pessoa dispõe de motivações próprias que são geradas por necessidades distintas. O comportamento humano é motivado pelo desejo de atingir algum objetivo, porém, nem sempre as pessoas conhecem esse objetivo (GIL, 2001).
A responsabilidade socioambiental corresponde a um compromisso das empresas em atender a crescente conscientização da sociedade. Diz respeito á necessidade de revisar os modos de produção e padrões de consumo vigentes de tal forma que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer preço, mas considerando os impactos sociais e ambientais da atuação administrativa da empresa.
Podemos citar ainda alguns exemplos de programas e projetos de Responsabilidade como: Inclusão Social, Coleta de lixo, reciclagem, reflorestamento, entre outros.
Em 1987, o documento Our Common Future (Nosso Futuro Comum), também conhecido como Relatório Brundtland, apresentou um novo conceito sobre desenvolvimento definindo-o como o processo que “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Assim fica conhecido o conceito de desenvolvimento sustentável.
Verificamos a evolução com a análise da seguinte, linha do tempo:
1929- Constituição de Weimar (Alemanha) – Função Social da Propriedade;
...