Resumão - Ambientalismo Vs Evolução Tecnológica
Por: claytonandrade • 21/9/2016 • Resenha • 619 Palavras (3 Páginas) • 422 Visualizações
Resumo: Ambientalismo versus Evolução Tecnológica
Em meados do século XVIII iniciou-se uma profunda transformação econômica, tecnologia, política e social, que ficou conhecida como Revolução Industrial, foi o início do capitalismo. O mundo nunca mais seria o mesmo. A produção de artefatos que antes era artesanal, deu lugar para as máquinas e indústrias, onde a produção poderia ser acelerada, aumentando- se o lucro.
Com a invenção da máquina a vapor, as distâncias entre lugares ficou menor, maior poder de locomoção e transporte de mercadorias, essas máquinas eram construídas na Inglaterra durante o século XVIII. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias.
As cidades começaram a crescer desordenadamente, pois as pessoas migraram das áreas rurais para morar nas cidades, ocasionando fortes mudanças demográficas, e transformando completamente o modo de vida da sociedade. Essa aglomeração urbana desordenada já é fonte de poluição, pois traz grandes problemas ambientais, como o acúmulo de lixo, o enorme volume de esgotos, os congestionamentos de tráfego etc.
Com o crescimento acelerado e descontrolado gerado com início da Revolução Industrial, contribuiu com fatores negativos, que hoje conhecemos como poluição, passando a constituir um problema para a humanidade. Antes disso o homem já devasta a natureza, mais em menor escala, com o desmatamento da floresta para a construção de abrigo, abrir estradas, queima da madeira da aquecer do frio, a própria matança de animais para sobreviver. Mas o grau de poluição dos dias atuais aumentou muito com a industrialização e urbanização, e a sua escala deixou de ser local para ser mundial, pois somos todos afetados por todo o tipo de poluição, como exemplo a poluição dos mares, em um determinado lugar, afeta a fauna marinha do mundo inteiro, pois os pescados são vendidos em quase todos os lugares do mundo. As indústrias são as principais responsáveis pelo aumento de poluentes na atmosfera.
O capitalismo em si, é um sistema econômico voltado para a produção e acumulação constante de riquezas, visando sempre o lucro, não se importando como. Por só visar lucros a curto prazo, o homem não se preocupa em desmatar a floresta, matar os animais que ali vivem e se alimentam, com os mananciais de água , tudo isso em nome do progresso.
Agora o homem está se dando conta, que a natureza não é um sistema inesgotável igual antigamente se imaginava, com recursos infindáveis, pelo contrário, o homem extrapolou o uso desses recursos, que no futuro algumas gerações só conhecerão por livros. A ganância do homem não tem limites, ele deixa de viver em harmonia com a natureza, para dominá-la, dando origem ao que muitos chamam de selva de pedras, uma natureza modificada ou produzida pelo homem, com seus rios canalizados, solos cobertos por asfalto, vegetação nativa completamente devastada.
O avanço tecnológico iniciado na Revolução Industrial, não trouxe só consequências negativas, trouxe também avanços na luta pela proteção do meio ambiente e dos seres humanos que aqui habitam. Hoje em dia, os homens estão voltados para a tecnologia limpa, como a energia eólica, o reuso do esgoto, com dados mais realistas sobre o desmatamento. Dessa forma a cada dia surgem novas tecnologias menos poluentes e mais econômicas, ao mesmo tempo em que os métodos de fiscalização, controle, prevenção, remediação e limpeza de danos ao meio ambiente tornam-se mais eficientes. A internet conseguiu reunir informações e disseminá-las com uma velocidade imensa, acredito que em alguns anos a conscientização venha a superar a devastação.
...