Resumo Orientação da Criança
Por: renato19901990 • 23/10/2023 • Monografia • 3.718 Palavras (15 Páginas) • 49 Visualizações
Com o coração cheio de amor
Resumo capitulo 04
Minha irmã, confiou-vos Deus as responsabilidades de mãe?... Precisais aprender métodos corretos e adquirir tato para ensinar vossos pequeninos para que possam observar o caminho do Senhor.
Maneiras calmas e gentis
Poucos são os que reconhecem o efeito de maneiras calmas e firmes, mesmo no cuidado de um bebê.
As teorias devem ser submetidas à prova
E assim mesmo as mais valiosas sugestões de outros não devem ser adotadas sem ponderação e discernimento. Estude a mãe com cuidado a experiência das outras, note a diferença entre o método delas e o seu, e prove cuidadosamente os que parecem ser de real valor.
Métodos empregados nos tempos antigos
O Senhor havia indicado que desde a mais tenra idade, devia-se ensinar às crianças acerca de sua bondade e grandeza, especialmente como é revelada em Sua lei e na história de Israel. Escrituras e adaptadas à desabrochante inteligência, tinham os pais e as mães que ensinar aos filhos que a lei de Deus é uma expressão de Seu caráter e que, à medida que recebessem no coração os princípios dessa lei, delinear-se-ia na mente e na alma a imagem de Deus.
Ensinar com bondade e afeto
É obra especial dos pais e mães ensinar os filhos com bondade e afeto. Devem mostrar que, como pais, são eles que devem segurar as rédeas, governar, e não serem governados pelos filhos. Devem ensinar que deles se requer obediência. As crianças precisam ... ser instruídas, guiadas em caminhos seguros, guardadas do vício, ganhas pela bondade e confirmadas em praticar o bem. Falai a vossos filhos como se tivésseis confiança em sua inteligência. Dizei-lhes o que Deus quer que façam. Dizei-lhes que Deus quer que se eduquem e se preparem para ser colaboradores Seus.
Variar a maneira de instrução
O máximo cuidado deve ser tomado na educação da juventude, para variar de tal maneira a instrução, que desperte as nobres e elevadas faculdades da mente. O cultivo do terreno é bom trabalho para as crianças e os jovens. Leva-os ao contato direto com a natureza e com o Deus da natureza. E, para que possam ter esta vantagem, deve haver, tanto quanto possível, em conexão com nossas escolas, grandes jardins e vastas terras para cultura. A educação em tal ambiente está de acordo com as indicações que Deus deu para a instrução da mocidade. À criança nervosa, ou ao jovem nervoso, que acha cansativas e difíceis de lembrar as lições do livro, será isso especialmente valioso.
Simplicidade e exemplos
Os que instruem crianças devem evitar observações enfadonhas. Longos discursos sobrecarregam a mente limitada das crianças. Conversa demais levá-las-á a ter aversão até mesmo pela instrução espiritual, justamente como comer demais sobrecarrega o estômago e diminui o apetite, levando mesmo a repugnar o alimento.
Incentivar o pensamento independente
Olhando eles para uma bela paisagem, perguntai-lhes por que Deus vestiu os campos e os bosques com tais matizes formosos e variados. Ensinai-os a observar por toda parte na natureza as manifestas evidências do pensamento de Deus para conosco, e a maravilhosa adaptação de todas as coisas à nossa necessidade e felicidade.
Dirigir a atividade infantil
Não devem os pais achar ser necessário reprimir a atividade dos filhos, mas devem compreender que é essencial orientá-los e educá-los na direção certa e devida. Assim acontece com as crianças. Dai-lhes às mãos e à mente algo a fazer que os faça prosseguir nas realizações físicas e mentais.
Ensinar a prestatividade já na tenra idade
Logo que suas forças e a faculdade de raciocínio estejam suficientemente desenvolvidas devem-se-lhe confiar deveres a desempenhar em casa. Quanto mais profundamente o espírito de verdadeiro serviço penetrar o lar, tanto mais profundamente ele se desenvolverá na vida das crianças. Pais, ajudai vossos filhos a fazerem a vontade de Deus, sendo fiéis na realização dos deveres que realmente lhes pertencem como membros da família. Dar-lhes- á isso mui valiosa experiência. Ensinar-lhes-á que não devem centralizar em si mesmos os pensamentos, satisfazer sua própria vontade ou agradar a si mesmos. Ensinai-lhes pacientemente a desempenhar sua parte no círculo familiar.
Pequenas atenções, frequentemente repetidas
Pais, na educação de vossos filhos, estudai cuidadosamente as lições dadas por Deus na natureza. Umedecia o solo e protegia as plantas em desenvolvimento, dos ventos ásperos e do ardente Sol, e Deus as fez crescer e florescer, com delicada beleza. Segui, no trato com vossos filhos, os métodos do jardineiro.
Crianças talentosas exigem maior cuidado
Devemos inculcar na mente de nossos filhos que não se pertencem a si mesmos para irem e virem, vestirem-se e agirem como quiserem.
Cuidado com a indevida atenção ou lisonja
Dai às crianças pouca atenção. Uma das grandes razões de tantas crianças serem imodestas, ousadas e impertinentes, é que são notadas e louvadas demais, e seus ditos espertos e penetrantes são repetidos aos seus ouvidos. Satanás semear-lhes-á cedo demais no jovem coração a semente do mal, e não deveis ajudá-lo em sua obra.
Ler para os filhos
Pais e mães, obtende todo o auxílio que puderdes, mediante o estudo de vossos livros e publicações. Tomai tempo para ler a vossos filhos.
Instruir, não ordenar
Aos pais é comissionada a grande obra de educar e preparar os filhos para a vida futura e imortal. Estão ocupados demais com negócios ou prazeres para tornarem a educação dos filhos o estudo de sua vida.
Resumo capitulo 05
O primeiro manual da criança
A Palavra de Deus deve constituir-se a regra da vida. A mãe deve conservar a mente fresca e cheia das promessas e bênçãos da Palavra de Deus, e também das coisas proibidas, para que, quando os filhos cometerem o mal, possa apresentar as palavras de Deus como reprovação, e mostrar-lhes como estão entristecendo o Espírito de Deus.
Seu estudo edifica o caráter
Mostrou-lhe a necessidade de evitar todo mau caminho e lhe disse que a bênção certamente acompanharia a todos os fiéis e verdadeiros, dando-lhes uma varonilidade íntegra e nobre.
Apresentar o amor de Deus como tema agradável
Em cada família as crianças devem ser educadas na doutrina e na admoestação do Senhor. Os filhos devem ser ensinados com bondade e paciência. De tal maneira lhes
ensinem os pais o amor de Deus que ele seja um tema agradável no círculo familiar, e a igreja assuma a responsabilidade de alimentar os cordeirinhos bem como as ovelhas do rebanho.
...