Resumo Responsabilidade Social
Por: PattyAlvez • 22/5/2015 • Resenha • 944 Palavras (4 Páginas) • 1.485 Visualizações
CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: É uma interligação das responsabilidades e dos interesses da empresa com seus stakeholders e o universo onde ela está inserida. Representa uma ação, um projeto altruísta da empresa em virtude de algum VALOR HUMANITÁRIO. Tem os interesses da sociedade incorporados em seus negócios. Está baseada no tripé: Social, Econômico e Ambiental.
ÉTICA: É uma tentativa de separar o certo do errado, estudo de juízos sobre bem e mal.
MORAL: Conjunto de normas para o agir. Está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas.
ÉTICA X MORAL: A ética é teórica, filosófica, códigos, enquanto a moral é a aplicação do código de ética na prática.
VISÃO DE FUTURO DA RS: Perpetuar-se no mundo dos negócios através da prática da solidariedade humana.
CONTEXTO: inicialmente buscavam a maximização dos lucros, com o crescimento dos recursos financeiros e humanos, as novas demandas, maior pressão por transparências nos negócios, as empresas se viram obrigadas a tomar uma postura mais responsável em suas ações. Não é a lucratividade que leva as empresas a se preocuparem com responsabilidade social. A principal preocupação é a diferenciação, a vantagem sobre seus concorrentes. Nossa cultura incentiva e influencia pouco a responsabilidade social nas empresas, estamos exigindo isso cada vez mais.
CARACTERÍSTICAS:
PLURAL: devem satisfações e envolvem todos os steakholders;
DISTRIBUTIVA: Se aplica a toda a cedia produtiva.
SUSTENTÁVEL: anda junto com o desenvolvimento sustentável.
TRANSPARENTE: são obrigadas a divulgar: performance social e ambiental, impactos e medidas de prevenção ou compensação de acidentes.
OBJETIVOS: Aumentar o crescimento econômico, contribuir para o desenvolvimento sustentável, assegurar a proteção ambiental, assumir responsabilidades sociais com os steakholders.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: É a capacidade de as gerações presentes satisfazerem suas necessidades sem comprometer a das gerações futuras. É o ponto de intersecção entre os negócios e os interesses da sociedade e do planeta.
SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA: vantagem competitiva, qualidade, custos, estratégias, foco, mercado, resultado.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: tecnologias limpas, utilização corretas dos recursos, atendimento à legislação, gestão dos impactos ambientais.
SUSTENTABILIDADE SOCIAL: assumir RS, compromisso com RH, projetos sociais, desenvolvimento da comunidade.
ESTÁGIOS DA SUSTENTABILIDADE:
Pré-Cumprimento Legal: representa gastos desnecessários;
Cumprimento Legal: faz porque é obrigação, da boca pra fora;
Além do cumprimento Legal: pró-ativa, RS como investimento, porém não institucionalizada.
Estratégia integrada, Institucionalizada, dentro da estratégia;
Propósito e Paixão: adota práticas de RS pois quer contribuir para um mundo sustentável.
DIMENSÃO INTERNA: Gestão do RH, Saúde e segurança no local de trabalho (bem estar das pessoas), Gestão de crises e adaptação à mudanças e práticas respeitosas com o meio ambiente (internamente).
DIMENSÃO EXTERNA – Vinculação com entorno local (existem ações parceiras entre empresa e sociedade), Relação com o entorno produtivo, Vinculação com problemas do entorno internacional (empresas de médio e grande porte com escritório , franquia ou filial no exterior) e Relação com os problemas ecológicos de âmbito local a global (impacto das atividades externas da empresa no meio ambiente, no cenário global).
COMPROMISSO COM OS ACIONISTAS – Deve haver um benefício sustentável em torno da economia, da sociedade do meio ambiente. Transparência, equidade, justiça, divulgação de estatísticas fiéis à realidade que a empresa se encontra, direito de voto e assembleias. Comunicação clara e direta, expondo os resultados e decisões.
COMPROMISSO COM OS FUNCIONÁRIOS – Condições para o talento competitivo (compromisso em desenvolver TODOS os funcionários / desenvolvimento corporativo, coletivo), Melhoria das condições de trabalho (preocupação com o bem estar – respeito ao indivíduo). Aumentar o envolvimento com a empresa (o quanto as pessoas que colaboram com a empresa são incentivada e se envolver nos projetos e decisões da empresa). Formação contínua (profed), Comunicação/Informação (deixar claro os direitos e deveres do funcionários, resultados devem ser claros). Processo de contratação justo e sem discriminação (equitativos, justos e neutros).
...