Resumo Taylor e Fayol
Por: Manoelly Juliane Bohnert Manu • 25/3/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 427 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
Administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da execução e do controle dos recursos organizacionais. Administração pode ser definida como como uma serie de atividades realizadas por meio de recursos tecnológicos, materiais, financeiros, humanos, dentre outros para chegar a um objetivo almejado. Todo esse processo que a administração envolver é realizado por meio das pessoas que realizam essas tarefas, ou seja, a administração direciona as pessoas para a que executem adequadamente as atividades a fim de alcançar os objetivos almejados.
Organização pode ser definida como um conjunto de recursos que busca realizar um mesmo objetivo. Esse conjunto de recursos são recursos humanos, financeiros e materiais coordenados e controlados para atingir os objetivos ou metas estabelecidas.
Taylor que é considerado o pai da administração científica e começou o seu trabalho pelo chão de fábrica, observando a melhor maneira de fazer com que o rendimento do operário fosse o desejado e com isso fazendo com que a organização pudesse alcançar sua eficiência produtiva. A administração científica de Taylor preocupava se em estudar o tempo padrão de produção, supervisionar a funcionalidade da linha de produção, implantar o uso de ferramentas e equipamentos padronizados, planejar a rotina de produção, definir os cargos e atribuições de cada um e premiar os operários pela eficiência e pela produtividade. Com a Administração Científica ocorre uma repartição de responsabilidades, onde a administração fica com o planejamento e supervisão e o trabalhador fica pura e simplesmente com a execução do trabalho.
Fayol foi um precursor da Teoria Clássica da Administração, foi na abordagem clássica de Fayol que foram estabelecidos os princípios de uma boa administração, bem como as funções administrativas que serve de base para o cumprimento de seus princípios. Fayol dizia que a eficiência era possível dando ênfase na estrutura da empresa e não nas tarefas, ele estudou a empresa de cima para baixo e definiu as funções administrativas como sendo prover, organizar, comandar, coordenar e controlar. Dentro destas Funções Administrativas ele estabeleceu funções técnicas, comerciais, financeiras, de segurança e contábeis. Fayol definiu como sendo quatorze os princípios gerais da administração e os definiu como: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais, remuneração do pessoal, centralização, cadeia escalar, ordem, equidade, estabilidade do pessoal, iniciativa e espirito de equipe
Referências
...