Resumo do artigo: Comunicação Organizacional: Contextos, Paradigmas e Abrangência Aonceitual
Por: Administração - Turma 2019 • 6/8/2022 • Resenha • 453 Palavras (2 Páginas) • 91 Visualizações
Resumo do artigo: Comunicação Organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual
Vivemos na era da Indústria 4.0, ou seja, a indústria movida pela tecnologia, onde todos temos acesso a qualquer tipo de informação e indústria de grande porte são movidos pela tecnologia. Com o advento da tecnologia, principalmente das mídias sociais, a comunicação ficou mais rápida e eficaz fazendo parte da vida de todos que tenham acesso as redes. As organizações passaram a usar a comunicação digital para alcançar seus clientes, conquistar novos adeptos a suas marcas e produtos, portanto, é uma realidade incontestável o poder que a comunicação, em suas mais variadas vertentes e tipologias, bem como os meios massivos tradicionais e as mídias sociais da era digital, exerce na sociedade contemporânea e nesse contexto, a comunicação organizacional não pode ser considerada meramente como instrumento de divulgação ou transmissão de informações, mas como processo social básico e como um fenômeno presente na sociedade.
No atual momento e que vivemos, as organizações exercem um grande poder na sociedade, se destacando como as instituições mais poderosas do planeta e não cabe mais aquela visa pautada apenas na economia, técnica e o velho discurso da sustentabilidade e responsabilidade social sem nenhum comportamento público.
Para que a comunicação organizacional fosse eficaz, estudos foram desenvolvidos afim da organizações possam agir de maneira mais promissora para atender não apenas suas expectativas mas como a de seus clientes, funcionários e fornecedores e também entender como a comunicação está configurada nos dias atuais e quais são suas dinâmicas nas práticas organizacionais, e para que haja uma comunicação organizacional eficiente, quatro dimensões precisam ser consideradas importantes: instrumental, humana, cultural e estratégica.
Na dimensão instrumental é onde se concentra todo o funcionamento da organização e comunicação é vista e trabalhada como transmissão de informações. Já na dimensão humana, as relações interpessoais são levadas em consideração para que a missão, visão e valores da organização possam ser alcançados, a organização precisa entender a importância do indivíduo em todo seu processo estratégico. Na dimensão estratégica é onde se concentra todo o enfoque estratégico da organização, o que será definido para a permanência da organização no mercado, a alta direção é responsável pela comunicação, bem como todos os agentes nela envolvidos, sendo de suma importância para a geração de resultados na organização.
a comunicação organizacional no contexto socioeconômico e da era digital para trazer uma reflexão sobre as implicações e a complexidade da comunicação nas organizações, não é possível desconsiderar a comunicação humana e as múltiplas perspectivas que permeiam o ato comunicativo no interior das organizações. A produção comunicativa não deve ficar restrita à questão da técnica e das mídias. Uma meta constante deve ser a busca de uma maior coerência entre o discurso institucional e a prática cotidiana.
...