Resumo o terminal
Por: Luciano0908 • 29/11/2015 • Resenha • 508 Palavras (3 Páginas) • 666 Visualizações
Falar sobre os símbolos internacionais, como ele aprendeu a se comunicar, direitos humanos, soberania interna e internacional.
Enfatiza a questão do viajante ser inaceitável, deficiência da simbologia e da comunicação internacional
RESUMO
História de viktor navorski, cidadão vindo da Krakozhia, que viaja para os EUA em busca de cumprir uma promessa feita a seu pai. Durante este período seu país sofre um golpe de estado e quando desembarca nos EUA tem seu visto cancelado. A partir daí ele é retido pelo departamento de segurança do aeroporto e fica sem permissão de entrar em nova York nem retornar ao seu país.
Neste período em que ficou no aeroporto Viktor tem sérios problemas para se comunicar tendo em vista que sabia muito pouco da língua norte americana, sabendo apenas o básico como chamar um táxi, endereço de hotel e roteiros turísticos.
Inicialmente o chefe do departamento de segurança tenta explicar a Viktor o que está acontecendo no seu país, no entanto, ele não consegue entender e o Chefe do Departamento de Comunicação resolve tentar explicar a situação através de gestos e mímicas usando um saco de batatas fritas e maça. Porém, ainda assim o turista fica sem entender a situação.
Para tentar aprender mais sobre o idioma local, inglês, Viktor começa aprender através de guias turísticos de bolso. Observamos no filme que existem várias formas de comunicação que podemos utilizar sem ser propriamente a língua e a fala, isso se chama de linguagem não verbal. Exemplos disso são as placas de aviso contidas no interior do aeroporto, as placas do banheiro masculino/feminino, avisos que o telefone encontra-se quebrado, cores utilizadas nos formulários requeridos no aeroporto.
Há uma cena em que Grupta (zelador), conta histórias sobre Viktor, fala para os colegas que Viktor é um agente da CIA e que ele está ali para espionar, e que o viu passando um tipo de código para uma mulher. ”Está cena é um exemplo de rádio peão” (boato/fofoca/conto). Durante o filme há exemplos de “merchandising” é possível visualizar propagandas de marcas famosas, como: terno que Viktor usa da “Hugo Boss” para ir jantar com Amélia (aeromoça), a lanchonete da Burger King, que ele freqüentava, a livraria “Boards” onde ele compra livros sobre Napoleão, o refrigerante “Pepsi” que Enrrique consome enquanto espera a Oficial Torres.
O tempo passa e Viktor supera os obstáculos, e se torna querido por todos no aeroporto, só não consegue conquistar Dixon, que vê Viktor como um problema, por causa de uma promoção que almeja, na organização em que trabalha, e tenta o tempo todo se ver livre de Viktor. Após nove meses morando no aeroporto, a guerra chega ao fim e Viktor consegue realizar a promessa que fez ao seu pai; o autografo de um conceituado musico de jazz. E com o seu objetivo alcançado Viktor retorna ao seu País.
Após esse breve relato podemos observar a importância da comunicação, e as constantes mudanças na sociedade, que ocorrem por meio dela, e todas as nossas ações partem da forma pela qual se comunicamos.
...