Revisão a teoria da evolução
Por: Grazielly Oliveira • 24/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 411 Palavras (2 Páginas) • 115 Visualizações
A ciência vive em frequente desenvolvimento e certas teorias são obsoletas, ou seja, são teorias que não são mais consideradas como representantes da realidade, porém são úteis para alguns domínios específicos.
Charles Darwin foi o pai da teoria da evolução. Naturalista, ele descobriu o pensamento científico, evolução e a humanidade. Sendo a teoria da evolução já antiga, diversas pessoas já haviam percebido que os seres vivos poderiam sofrer mudanças com o decorrer do tempo. Porém não se tinha ideia de como isso acontecia.
Após viajar pelo mundo, Charles Darwin coletou algumas espécies de animais e vegetais e refletiu sobre a diferença entre elas. Assim Darwin tinha uma resposta de qual o mecanismo utilizado para que essa modificação ocorresse. E propôs o mecanismo da seleção natural.
Com todos os dados ele percebeu que os animais, mesmo dentro de uma determinada espécie possui suas diferenças e características que são únicas. Cada indivíduo é diferente e desta forma existe uma ordem para sobrevivência, precisando ser identificada e saber como essa ordem funciona.
Ele pôde perceber também que entre as espécies extintas e as espécies presentes no meio ambiente se assemelhavam em algumas características. Levando-o a constatar que havia um caráter mutável entre elas. As espécies não se mantem da mesma forma ao longo do tempo e sim que elas evoluem constantemente e passam por meio da genética essas mudanças as próximas gerações.
Darwin elaborou sua principal obra após essa viagem ao mundo e passou anos até publicar seu livro “a origem das espécies” devido ao receio que tinha em saber qual seria a reação das pessoas naquela época. O seu mecanismo era natural e contraditório ao pensamento religioso.
De fato, teve uma reação e mesmo com toda a repercussão de que a teoria de Darwin fosse algo que viesse contra a religião, ainda hoje essa tese persiste e a teoria de Darwin é bastante apresentada, sendo parte dos currículos escolares na base da educação básica.
REFERÊNCIAS
DARWIN, Charles. A origem das espécies. A origem das espécies por meio de seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida. Londres: Jonh Murray, 1859.
RADIOWEB UFPA. Evolução e as contribuições de Darwin para a Ciência. Disponível em: <http://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-pesquisa/evolucao-e-as-contribuicoes-de-darwin-para-ciencia/>. Acesso em: 28 out. 2017.
...