STARTUP SUSTENTÁVEL: UM CASO DE EMPREENDEDORISMO VERDE
Por: Taciana Lopes • 5/12/2020 • Trabalho acadêmico • 3.813 Palavras (16 Páginas) • 192 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Empreendedorismo 4
2.2 Gestão de Projetos 4
2.3 Modelos de gestão 4
2.4 Homem cultura e sociedade 5
2.5 Legislação social e trabalhista 5
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
SUMÁRIO
1 INTRODUÇAO 4
2 EMPREENDEDORISMO 4
3.0 GERSTÃ O DE PROJETOS 6
4.0 MODELO DE GESTÃO 7
5.0 HOMEM,CULTURA E SOCIEDADE 9
6.0LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA 10
CONCLUSÃO 13
REFERENCIAS 15
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o desenvolvimento econômico com foco em organizações mais humanas, visando um trabalho mais harmônico onde o ser humano tem mais liberdade para exercer suas função de forma a utilizar suas melhores qualidades ,essa organizações tem o foco de criar ações que melhorem o meio ambiente ou criar melhores condições de vida para os menos favorecidas
São objetivos desde trabalho melhorar o conhecimento geral de temas como startup, economia verde, trabalho intermitente. Está organizado em cinco partes. Na parte 1, será abordado o empreendedorismo e intraempreendedorismo com foco em organizações com foco social e ambiental. Na parte 2 optámos por aborda a área de gestão de projetos com foco em comunicação assertiva. Já na parte 3 modelos de gestão onde será mostrado um pouco da estrutura organização orgânica e sua cultura diferenciada. Na parte 4 foi reservada para a reflexão do atua l cenário ambiental e das possíveis mudanças que poderá o ser adotas para reverte esse senário. Na ultima parte será abordado o novo tipo de trabalho estabelecida pela reforma trabalhista do ano 2017 o trabalho intermitente.
Metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e artigos online.
2.1 empreendedorismo
2,2 Empreendedorismos sociais
O empreendedor social tem o objetivo maior de gerar benefícios para a sociedade ou para o meio ambiente. O empreendedor social não visa o lucro mas deve sempre trabalhar de forma a gera resultados positiva para arcar com suas despesas e poder reinvestir em novos projetos. O empreendedor social deve ser dotado de uma forte vontade de inovar mediante aos problemas que encontra na sociedade ou no ambiente que o rodeia. Outra característica que o empreendedor social também, deve ter o senso de inclusão, pois o seu trabalho deverá ser promover a inclusão das pessoas portadoras de algum tipo de limitação física ou financeira. O empreendedor social deverá ser um ser um ser coletivo e integrado visando a produção de bens e serviços para a comunidade local e global. Além das caracteriza já citadas o empreendedor social deverá ser : saber correr riscos calculados, ser engajado, ter senso de solidariedade, ser comprometido e leal, ser ético, ser persistente, ser profissional, saber agir e pensar estrategicamente, ser transparente.
2.3 O características do empreendedorismo o verde
O empreendedorismo verde ou empreendedorismo social está
intimamente ligado à ideia de preservação e não agressão ao ecossistema. Isso quer dizer que a renda gerada tenha foco no desenvolvimento do próprio negócio, não visando o enriquecimento próprio.
As características de economia ou empreendedorismo verde são:
- Melhoria do bem-estar social
- Luta pela equidade na sociedade
- Combate à escassez e reduz as ameaças ao meio ambiente.
- Uso eficiente de recursos
- Redução de emissões de carbono
- Responsabilidade social.
2.4 Startup
uma startup é uma empresa jovem, inovadora com custos de manutenção muito baixos, a startup deve possuir um modelo de negócios repetível e escalável mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Uma startup muitas das vezes surgem em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas para sanarem necessidades ou problemas do mercado.
2.5 O intraempreendedorismo dentro da organização
Intraempreendedorismo ou empreendedorismo corporativo e o ato de empreender dentro das organizações, é praticado por funcionários que visam solucionar problemas, criação de valor, gera inovação e diferencias competitivos. dentro das organizações que atuam. Mas para que o funcionários se sintam livres para desenvolverem suas ideias e necessário que a empresa crie e incentive uma cultura inovadora de liberdade sem punições permitindo o que seus funcionários atuem assim como donos sendo mais proativos, criativos, cooperativos, podendo assim expor aplicar suas novas ideias. A empresa pode também oferecer um tempo livre diário ou semanalmente durante o expediente para que os intraempreendedores possam buscar criatividade e autonomia e para desenvolver o seus projetos. A liderança deve dar apoio e incentivos, oportunidade a novos intraempreendedores lembrando que se o processo intraempreendedor for devidamente orienta executado e aplicado a empresa será a maior beneficiada pois ela ser mais inovadora e competitiva no mercado que atua.
...