Segurança do Trabalho e Seguros
Por: feufranca28 • 19/5/2017 • Projeto de pesquisa • 990 Palavras (4 Páginas) • 203 Visualizações
Segurança
Plano de segurança
O Plano de Segurança para Condomínio Residencial e Comercial é um conjunto de ações elaboradas com base na identificação e Avaliação de Riscos com objetivo de programar e dirigir ações de Segurança Privada necessárias para garantir a segurança dos condomínios e seus moradores.
Política de segurança
De imediato antes mesmo do plano de segurança, vamos estabelecer uma politica de segurança para o condomínio, que inclui um conjunto de conceitos, regras e diretrizes onde o condomínio terá a oportunidade de expor sua visão e pensamento sobre a segurança e seu grau de importância, essa politica de segurança deverá estabelecer conceitos, objetivos, diretrizes e responsabilidades para segurança do condomínio. Iremos definir as penalidades as quais estarão sujeitos aqueles que não cumprirem a política, normas e segurança.
Diagnóstico
Consiste em analisar o sistema de segurança existente no momento, observando os fatos relevantes ocorridos na segurança, nesse momento não vamos avaliar a qualidade, e sim entender como a segurança é executada.
Identificação e Análise de Riscos
Nessa fase vamos focar na identificação e avaliação dos potenciais riscos e ameaças para segurança do condomínio.
Além da identificação dos riscos, devemos investigar suas causas e fatores geradores.
Os riscos serão analisados sobre os seguintes aspectos:
- Probabilidade de ocorrer
- Gravidade do Risco frente aos danos que pode causar.
- Impacto do risco frente aos prejuízos que pode causar.
Medidas de Tratamento de riscos
Conforme a gravidade do risco e seus danos potenciais deverão ser adotados uma das medidas a seguir:
- Controlar risco – adoção de medidas de segurança que permite o controle do risco existente, reduzindo efeito que o mesmo possa vir causar.
- Transferir o risco – transferência de danos causados pelo risco por meio da contratação de seguros.
- Assumir o risco – custo para minimizar o risco seria maior que o próprio dano causado.
- Evitar o risco – parar ou mudar completamente uma atividade.
Plano de Segurança para Condomínio
Nessa fase iremos desenvolver o plano de segurança para o condomínio que poderá ser definido como um conjunto de ações necessárias para atingir a condição de segurança desejada.
Esse plano tem como objetivo programar medidas de segurança para tratar os riscos identificados e avaliados anteriormente.
O plano de segurança deve ser um documento formal e de conhecimento obrigatório para as partes diretamente envolvidas na segurança do condomínio.
Desenvolvimento das Medidas de Segurança
Essa é a fase do planejamento de segurança após a decisão de tratar o risco. Estudaremos a as possibilidades de medidas de segurança existente para o risco identificado, essas medidas servirão como base para o desenvolvimento do plano de segurança para o condomínio a ser proposto.
As medidas de segurança dividem-se em:
- Medidas Organizacionais – Politicas de Segurança, Normas de Segurança, Procedimentos internos de Segurança, Programas de Treinamentos para a Equipe da Segurança Patrimonial e Programas de Integração e Conscientização para Moradores e Prestadores de Serviços.
- Medida de Segurança Física – Barreiras Físicas, Portarias, Guaritas, Vigilantes Etc.
- Medidas de Segurança Eletrônica – Sistemas de Alarmes, Circuito Fechado de TV, Cerca Elétrica, Controle de Acesso Eletrônico Etc.
Plano de Ação
É um mecanismo de controle a fim de estabelecer um cronograma de ações para garantir que as medidas de tratamento de riscos previstas, serão implementadas.
Composição básica do plano de ação:
- Atividade executada
- Objetivo
- Responsável pela execução da atividade
- Prazo de conclusão da atividade
Nosso plano de ação aborda treinamento para as equipes de segurança e palestras para os condôminos sobre hábitos adequados de segurança. O projeto de segurança irá detalhar a medida de segurança a ser implementada, os requisitos de instalação e funcionamento, a forma de implementação, os meios, os custos e prazos, justificando a implantação com base nos riscos identificados e avaliados.
Monitoramento e Analise do Plano de Segurança do Condomínio
Após a implantação e aprovação das medidas de seguranças, faz-se necessário o estabelecimento de indicadores de desempenho para o monitoramento contínuo do plano de segurança. Os indicadores são dados que indicam o que está certo ou, se se algo está saindo fora do previsto no plano de segurança do condomínio.
...