Sistema de manufatura MES
Por: schu • 5/11/2015 • Abstract • 273 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
Artigo – Instrumentação Analítica.
Este artigo aborda o sistema de manufatura MES (Manufacturing Execution Systems), suas ferramentas, seus métodos, histórico e conceito. Foi escrito e publicado por Carlos Silva, especialista em engenharia mecatrônica e coordenador de automação, juntamente com, Vanetini Botinhão, engenheira eletricista e supervisora de automação.
Também nos mostra, que em 1990 o termo MES foi criado pela empresa AMR Research, com o objetivo de identificar sistemas CIM.
Em 1992 surgiu a sigla MESA (Manufacturing Execution Systems Association), com o objetivo de desenvolver conhecimentos relacionados a sistemas computadorizados de gerenciamento de produção. Junto com ele uma lista de 11 funções, que se propõem a definir uma aplicação MES. Tais como:
- Alocação e Estado dos Recursos;
- Programação das Operações;
- Distribuição de Unidades de Produção
- Controle de Documentação;
- Aquisição de Dados;
- Gerenciamento de Mão-de-obra;
- Gerenciamento da Qualidade;
- Gerenciamento de Manutenção;
- Rastreamento e Genealogia da Produção;
- Análise de Desempenho.
Observamos então, que o MES, através de suas funções e modelos, é de fundamental importância para as corporações, mundialmente falando. E devido a estas várias funções, também existem muitos pontos a serem considerados para que se avalie uma solução como MES.
Para as mesmas, devemos estar cientes de normas e bases conceituais como a ISA e MESA. Ambas possuem bases complementares ao MES, e devido a isso se tronam apresentada por determinada empresa, ou ramo, o MES torna-se quase que “customizado”, assim, atendendo a cada tipo de empresa, da melhor maneira, conforme a necessidade.de muita importância em sua classificação. Sendo que, dentro de cada realidade
Não tem-se assim, uma “recomendação” ou MES ideal para ‘tal” tipo de empresa, tudo tem de ser avaliada e pensado de acordo com a necessidade.
...