Título: Corrida contra o tempo
Por: erickaclody • 22/4/2015 • Dissertação • 783 Palavras (4 Páginas) • 214 Visualizações
Título: Corrida contra o tempo
Dez minutos é um espaço de tempo relativo, em tese é pouco tempo para a execução de tarefas complexas.
No entanto, na vida de muitos empreendedores, dez minutos pode ser a fronteira para encontrar um sócio que vai injetar milhões de reais em seu negócio, e garantir a expansão de sua empresa, ou continuar no sereno.
Um exemplo de empreendedor brasileiro que lida com a situação de controlar a ansiedade, contra o relógio, é o do mineiro Leonardo Florêncio, que Para provar que vale a pena investir na sua empresa passou por uma experiência junto a uma banca de investidores da Associação Brasileira de Venture Capital (Abvcap), onde teve dez minutos cronometrados para convencer os investidores, a injetar 6 milhões na sua empresa de prevenção de saúde a ePrimecare.
Outro exemplo é, o do empresário Bernardo Castro, de Florianópolis, dono da Arvus, que fabrica equipamentos de precisão para agricultura ele faturou R$ 10 milhões em 2012, ou seja, 80 % a mais do que faturava em 2011, também passou por um fórum da Abvcap.
Castro explica que o grande desafio nesses encontros é escolher é escolher as palavras certas a dizer, sucintamente, o que seria possível contar ao longo de duas horas. É preciso aprender a pensar diferente, dar detalhes estratégicos do negócio, mais não contar tudo, deixando alguma duvida no ar, para ser procurado depois pelos interessados.
O investidor busca alternativas que garantam um ganho superior aos papéis de renda fixa.
Dez dicas para atrair um sócio.
QUAIS SÃO AS REGRAS DE OURO PARA UMA APRESENTAÇÃO EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO?
1. SEU PROJETO DEVE CONTER INOVAÇÃO, SEJA NO MODELO DE NEGÓCIOS, SEJA NA ESTRATÉGIA DE VENDAS OU DE MARKETING.
2. IDENTIFIQUE A LACUNA DE MERCADO QUE SEU NEGÓCIO PODE SUPRIR.
3. DEIXE CLARA A RENTABILIDADE DO EMPREENDIMENTO.
4. MOSTRE QUE DESEJA TER UM SÓCIO, QUE ALÉM DE NJETAR DINHEIRO, VAI DIVIDIR A GESTÃO DO NEGÓCIO DAQUI EM DIANTE.
5. APONTE AS ALTERNATIVAS DE SAÍDA DO NEGÓCIO, OU SEJA QUANDO O FUNDO PODE SER RETIRADO DEPOIS DE ATINGIR OS RESULTADOS.
6. EVITE SE ESTENDER SOBRE A HISTÓRIA DA EMPRESA, DE COMO CHEGOU ATÉ ALI. MOSTRE O FUTURO VISLUMBRADO.
7. CONTE UMA HISTÓRIA COM COMEÇO, MEIO E FIM.
8. TREINE SOZINHO, OU COM AMIGOS E FAMILIARES, O TEOR DE SUA APRESENTAÇÃO, COM UM CRONÔMETRO AO LADO, ATÉ SE SENTIR CONFIANTE.
9. EVITE LER A APRESENTAÇÃO, E ENTRE EM CONTATO VISUAL COM A PLATEIA.
10. VISTA-SE DE ACORDO COMA PLATEIA. TERNO PARA HOMENS, ROUPAS DISCRETAS PARA MULHERES.
Título: Os aceleradores de empresas.
Em 1994, o universitário Carioca Yuri, e outros três colegas da faculdade de ciência da computação, da Universidade federal de Minas Gerais, reuniram suas economias, para montar uma start –up, Eles tinham vinte anos, e viviam numa época muito diferente da atual, a internet comercial , tal como a conhecemos hoje, nem havia sido lançada no Brasil, - ela só entrou em operação no ano seguinte, e o próprio termo start –up utilizado hoje para descrever iniciantes de tecnologia, passava longe do vocabulário de negócios do país.
...