TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Motivação

Por:   •  1/12/2015  •  Monografia  •  3.169 Palavras (13 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO ADMINISTRAÇÃO

MOTIVAÇÃO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Rio de Janeiro, Maio. 2014

  1. INTRODUÇÃO

Na década de 80 era comum deparar-se com empresas, nas quais os funcionários ficavam satisfeitos apenas com garantia de emprego e estabilidade. Porém, essa cultura tem mudado ao longo dos anos, a satisfação dos funcionários nem sempre está relacionada somente aos salários,  mas também  com a qualidade de vida e motivação.

A sociedade de hoje vive uma evolução constante onde o bem mais precioso dentro das organizações são os seus colaboradores. Com  a era do conhecimento, cada dia surge novas tendências tecnológicas, novas formas de gerir pessoas, para permanecer competitivo no mundo globalizado, com isso, o principal papel além do alcance das metas da organização, manter a sua visão institucional e a sua missão, deve-se observar as novas formas de gestão.

A motivação é uma força interior que se transforma a cada momento durante a vida, onde se direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma quando dizemos que a motivação está dentro de cada pessoa de forma particular, erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo.  A pessoa  motivada realiza qualquer atividade com mais qualidade e  eficiência.

Motivação se refere ao direcionamento do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pelo individuo como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e envolve conceitos diversos como anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança entre outros. O estudo da motivação abrange os diferentes modos de como se dar o comportamento do individuo, já que a motivação existe dentro das pessoas, influenciando o seu comportamento.

O sucesso de uma organização pode ser avaliado pelo ambiente de trabalho que é oferecido pelo empregador aos seus funcionários, daí a responsabilidade de se motivar o colaborador. Em plena era do conhecimento, torna-se como base da excelência empresarial o capital humano, a capacidade e sobrevivência das empresas dependem das pessoas agregadas aos seus valores. O mundo empresarial já esta consciente da necessidade da qualidade de vida e de criar melhores condições para o bem estar dos funcionários, considerando que o profissional produz mais e melhor, quando se sente feliz e motivado. Manter funcionários motivados é ainda um grande desafio para várias organizações. Neste sentido este trabalho buscou demostrar o grau de motivação dos funcionários dentro das organizações nos duas atuais, como conseguir motivação pessoal e profissional, como buscá-la dentro de cada um de nós e o que pode nos influenciar.

  1. MOTIVAÇÃO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. A mesma passa a ser entendida como fenômeno comportamental único e natural e vem da importância que cada um dá ao seu trabalho, do significado que é atribuído a cada atividade desse trabalho e que cada pessoa busca o seu próprio referencial de auto-estima e autoidentidade (BERGAMINI, 1997, p.54).

1.2. PROBLEMA

Com a Globalização o mercado torna-se muito competitivo, onde o grande desafio é conseguir dominar as mudanças através de estratégias que permitam dominar essas novas configurações. Há uma grande discussão dobre o assunto “motivação”, que afeta as diversas categorias profissionais e tornando-se desafiador gerir qualquer atividade humana quando o trabalho perdeu completamente o sentido.

1.3 JUSTIFICATIVA

Atualmente as organizações já puderam observar que é preciso mais do que apenas o salario pra que um colaborador desempenhe suas atividades de forma satisfatória e eficaz, há muitos outros fatores internos e externos que motivam seu emprenho para com a organização em que estão inseridos. As empresas devem buscar o comprometimento dos funcionários com seus objetivos, pois atualmente, convive-se diariamente, com constantes transformações, sendo necessárias correções de rumos, ajustando-se às situações de mercado.

Motivação é um tópico muito estudado pela psicologia, para saber o que faz com que as pessoas se comportem da maneira que fazem, de onde sai a motivação, e o que ocorre quando as pessoas não são motivadas. A motivação, e a falta dela, são assuntos muito discutidos também nas organizações, o que as empresa podem fazer para tornar seus funcionários motivados.

Mas, o que é motivação? Segundo Dicionário Aurélio, motivação “é o ato de motivar, exposição de motivos ou causas, conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam certo tipo de conduta em alguém”.

A Motivação defina-se pelo desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos, organizacionais ou não, condicionados pela capacidade de satisfazer algumas necessidades individuais. As principais características básicas da motivação são que ela é um fenômeno individual, é intencional, uma vez que esta sob o controle do trabalhador: a motivação é multifacetada, depende tanto do estimulo como da escolha do comportamento empregado. Outra característica encontrada é que não pode ser medida diretamente, medimos o comportamento motivado, ação e forças internas e externas que influenciam na escolha da ação.

O comportamento humano nas organizações é bastante imprevisível, isso se deve ao fato de surgir de necessidades humanas profundamente arraigadas e dos sistemas de valores. Os conceitos essenciais do comportamento organizacional estão relacionados com a natureza das pessoas e das organizações que resulta numa visão holística do comportamento.

Diante da complexidade nas organizações no que se refere ao comportamento dos indivíduos no trabalho é interessante atentar-se para importância das relações humanas nesse setor, embora tenha existido desde os primórdios da vida humana, essa preocupação cientifica é relativamente nova. A motivação para o trabalho representa o estado psicológico de disposição favorável em atingir uma determinada meta.

No momento atual, onde a estabilidade no emprego já não é mais uma certeza, os funcionários estão cada vez mais leais a se próprios e comprometidos com suas carreiras, e não com empresas onde estão empregados. Desta forma, substituindo o conceito de estabilidade pela empregabilidade, onde o que conta é a auto confiança, a capacidade do funcionários em aprender constantemente, a habilidade de desempenhar novas tarefas e a adaptação a ovas situações do mercado;

É necessário conhecer o que os funcionários sentem como motivadores em seu ambiente de trabalho, neste sentido, esta pesquisa busca o conhecimento através de bibliografia de diversos autores e da pesquisa junto os funcionários, observar fatores motivacionais que levam a um maior comprometimento dos colaboradores. Com base no acima exposto, o trabalho busca atender aos seguintes objetivos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com