TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Por: fcaldaszs • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.371 Palavras (6 Páginas) • 183 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
Curso: Gestão pública, gestão comercial, gestão em RH;
Disciplinas: Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional
DESAFIO PROFISSIONAL:
Gravadora x Moradores
Porto Alegre/RS
2015
Ana Cláudia de Souza Lopes(2862988673)[pic 2]
Daniel Beguet de Carvalho(2816792538)
Fernanda Mattos Caldas da Silva (2871904815)
Paulo Sérgio Saballa(2816699777)
Thaís Bittencourt Hugo(2859128539)
DESAFIO PROFISSIONAL:
Gravadora x Moradores
Trabalho de Desafio Profissional apresentado aos cursos de gestão pública, gestão comercial e gestão em RH à Faculdade Anhanguera, relacionados as matérias Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional.
Porto Alegre/RS
2015
INTRODUÇÃO
Uma conceituada gravadora de música, através de pesquisa realizada no mercado, pretende se instalar em determinada região de uma cidade após avaliar os seguintes aspectos: menor custo para manutenção e sustentabilidade da empresa por tratar-se de lugar estratégico e ambiente ideal. Sua instalação seria em um bairro de classe média, do interior de São Paulo onde a maioria dos moradores pertence a terceira idade, incorporando ao negócio ideias de investimento e de melhorias que refletiria inclusive na região circunvizinha, trazendo progresso à cidade, pois a empresa faria desta sua nova sede regional.
Através da associação de moradores do bairro, os cidadãos da cidade em questão ao ficarem sabendo da tal noticia e discordando com a instalação da gravadora, se mobilizaram através de um manifesto, junto a prefeitura da cidade, impedindo a instalação da gravadora. Estes alegavam que a empresa iria perturbar a tranquilidade dos moradores por causa do barulho, transito e afetaria a segurança dobairro.
Passo 1
Perfil dos Oponentes:
OOponente,Sr. Carlos Henrique, presidente da associação de moradores defende que tal empreendimento não trará benefícios à comunidade, pelo contrário por se tratar de um bairro de classe média, conservador, com carências nas mais variadas áreas. Acredita que a nova empresa trará consigo perturbação e desordem. Tendo em vista que seus moradores em sua maioria são pessoas da 3ª idade, que necessitam de paz e sossego no seu dia a dia, e a parte jovem do bairro acredita o Sr. Carlos Henrique, necessita de bons exemplos, o que a movimentação dos artistas envolvidos no processo não poderá lhes dar.
O Negociador,Sr. Jorge Andrade representa uma conceituada gravadora de música que após pesquisa de mercado decidiu por se instalar em um bairro de classe média, em uma cidade do interior de São Paulo. Tendo em vista que estas cidades oferecem benefícios às empresas, com interesse de desenvolver projetos. Benefícios estes como isenção e/ou redução de impostos. O estrategista desenvolverá seus projetos apostando que seu maior trunfo será as carências apresentadas pela comunidade, com experiência em medição de conflito, desenvolverá sua defesa com base nas carências apresentadas pela comunidade, acreditando que o progresso é inevitável que o ônus é insignificante frente aos benefícios que trará a toda comunidade.
Passo 2
Habilidades essenciais:
Sr. Carlos Henrique: negociador do estilo ardiloso defende o ponto de vista que trata-se de uma comunidade conservadora de faixa etária avançada a qual o agito da modernidade e do desenvolvimento não se enquadra. Não acredita no novo e evita o contato com novas ideias em sua comunidade.
Sr. Jorge Andrade: Defende ideias buscando acordo e equidade e a colaboração mútua, especialista em mediação de conflito, é estrategista, confrontador, questionador e propõem o debate. Acredita que a instalação do empreendimento pode gerar inúmeros benefícios a referida comunidade, sanando suas carências e desenvolvendo suas potencialidades.
Passo 3
Análise da Situação e Planejamento:
A Gravadora designou[1] como porta voz o Sr. Jorge Andrade para a negociação. O mesmo explica que a empresa em questão possui tecnologia de ponta, que seus estúdios não propagam o som, pois são revestidos com materiais especiais como o Sonex[2],isolando acusticamente o local.
A Gravadora ofereceu também a levar alguns moradores à Matriz para uma visita, a fim de verificar seus estúdios e conhecer mais sobre a empresa.
Quanto ao trânsito a empresa poderá tentar uma parceria com os moradores para pedir investimentos em melhorias na estrutura de ruas, asfaltando-as descentemente, colocar as sinalizações necessárias, negociar junto a secretaria responsável sobre possíveis obras junto a rodovia, facilitando assim, a entrada e saída de veículos pela pista com o objetivo de reduzir o fluxo em outras vias do bairro.
Em relação à segurança, o Sr. Jorge Andrade se propôs a pensar juntamente com os moradores algo que venha a atender a necessidade de ambos, tanto no período diurno quanto no noturno.
Passo 4
Cultura Organizacional da Gravadora
A gravadora tem sua cultura disseminada entre seus colaboradores, os proprietários trabalham com foco na liderança participativa e seus funcionários têm a liberdade de darem opiniões sobre alguns projetos.
A empresa tem também em sua política um plano de carreira e sucessão, aproveitando desta forma ao máximo os talentos dentro da organização.
...