TEORIA ADMINISTRAÇÃO
Por: lucezario • 7/9/2015 • Relatório de pesquisa • 660 Palavras (3 Páginas) • 341 Visualizações
Com a revolução industrial, houve a substituição em parte do trabalho humano pela potencialização de máquinas, surge ai a necessidade de se ter um enfoque nos sistemas como máquinas vão operar, em até que ponto não vai haver necessidade de mão de obra humana.
Surge o pensamento sistêmico, nesse momento passamos a utilizar uma análise totalitária, enxerga se totalidades e não só componentes isolados, essas analises culminam na capacidade de como lidar com sistemas complexos, linhas de montagens, gerenciamentos de projetos, cadeia de suprimentos.
Pensar sistematicamente é entender a manejar a complexidade, desde que se tenha a noção de estabelecer limites, para as analises dessas teorias, definir é primordial quando de fala de teorias sistêmicas.
Eis a questão como o gerente pode ser capaz de lidar com a complexidade do pensamento sistêmico, salientamos que complexidade é o mesmo que: o atributo de situações, conceitos, objetos, pessoas e formas de raciocinar, se ver em uma situação complexa é ter um grande números de problemas e variáveis.
Teoria geral dos sistemas
Desenvolvida, por Ludwig von Bertalanffy, na década de 1930 o mesmo observou que alguns problemas exigiam uma abordagem mais ampla e holística, e não compartimentada como havia ocorrendo, analisando essas falhas Bertalanffy desenvolveu duas idéias básicas da sua teoria geral, interdependência das partes e tratamento complexo de uma realidade complexa.
Interdependência das partes: parte do ponto de que tudo é formado de partes interdependentes, para se compreender a organização como um todo é imprescindível que antes se saiba como analisar mais do que os elementos, mas também suas inter relações.
Tratamento complexo da realidade complexa: esse é o segundo conceito geral da teoria sistêmica nessa tem se ha necessidade de aplicação de vários enfoques para uma realidade cada vez mais complexa de se lidar. bertalanffy desenvolveu assim técnicas desenvolvidas para para lidar com a complexidade, tecnologia dos sistemas, para a teoria geral do sistema os limites de um sistema não dependem do sistema em si, mas sim do observador.
Organizações como sistemas
No enfoque sistêmico uma organização é definida como um sistema composto de elementos ou sistemas interdependentes, é necessário se compreender que os elementos interagem numa organização. Ainda no enfoque sistêmico, a organização se divide em dois subsistemas:
Sistema técnico: formado por recursos e componentes físicos e abstratos que independem das pessoas, como procedimentos, instalações, duração das tarefas, divisão do trabalho, objetivos.
Sistema social é formado pelas relações do comportamento dos grupos e dos indivíduos, clima, cultura, relações sociais, atitudes, motivação, grupos informais.
As organizações são sistemas formadas por sistemas que se unem com outros sistemas se tornando cada vez maiores, alguns sistemas são criados e outros são formados livres e lentamente, os sistemas criados são na sua totalidade autocontrolados, já sistemas que surgiram podem apresentar algumas falhas. Os sistemas concorrem entre si, salientamos que alguns sistemas passam por problemas que não existiam quando foram criados ou que não houve planejamento antecipado.
Planejar
...