TEXTO BASE: A EMPRESA ASES INDOMÁVEIS
Por: simone89 • 5/4/2017 • Trabalho acadêmico • 5.632 Palavras (23 Páginas) • 647 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 TEXTO BASE: A EMPRESA ASES INDOMÁVEIS 5
2.1 O caso 5
3 DRE E FLUXO DE CAIXA PARA O PROJETO PROPOSTO 7
3.1 Importância do Fluxo de caixa 3
4 ORÇAMENTO DE VENDAS 5
5 ORÇAMENTOS DE PRODUÇÃO 7
6 ANÁLISE DOS INDICADORES FINANCEIROS LPA, PAYOUT, DIVIDEND YIELD E ÍNDICE P/L 10
6.1 LPA 10
6.2 Payout 11
6.3 Dividend Yeld 12
6.4 Índice P/L (Preço sobre Lucro) 13
7 ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS DA DRE E FLUXO DE CAIXA 14
8 CONCLUSÃO 15
INTRODUÇÃO
O presente trabalho objetivou a análise financeira de uma organização em fase inicial de atividade, a empresa Ases Indomáveis, sendo observado aspectos de gestão e orçamentários, de gestão de custos e de mercado de capitais.
A análise efetuada levou em conta a elaboração de demonstrativos financeiros, que propiciaram a reflexão sobre a vida financeira da organização, observando aspectos como rentabilidade, liquidez, lucratividade, endividamento e saúde financeira empresarial. Este tipo de análise é a que leva o administrador a tomada correta de decisões.
O trabalho compõe-se das seguintes seções:
Texto Base: texto que apresenta a empresa e seus dados empresariais, tomados como base para a elaboração das análises.
Por meio de análise da DRE (Demonstração de Resulto de Exercício), da empresa Ases Indomáveis. Esse trabalho permite a aplicação de conceitos, realização de cálculos financeiros e o desenvolvimento das habilidades acima mencionadas, levando, ao final, a um desfecho de tomada de decisão por parte dos analistas, como se fizessem parte do contexto envolvido. Tendo também como finalidade principal apurar se o período orçado vai ser lucrativo ou não.
Fluxo de Caixa: apresentação da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da empresa e do Fluxo de Caixa do projeto proposto, além de abordar a importância do Fluxo de Caixa, o qual auxilia na tomada de decisões e melhora o desempenho financeiro, através da otimização e alocação dos recursos da empresa. O Orçamento de Vendas tem como finalidade melhorar a rentabilidade de uma empresa, que faz um plano financeiro no que diz respeito a quantidade de bens e serviços que pretende vender em um ano e o preço pelo qual os bens em serviço devem ser vendidos, sendo o primeiro componente do orçamento mestre. A elaboração dos Orçamentos de Produção faz parte da segunda etapa após determinada a quantidade de vendas, garantindo que seus clientes serão atendidos e que não irá faltar produto em estoque, tendo como objetive assegurar o nível de produção suficiente para atender a demanda prevista de vendas. A empresa deve, ainda, levar em consideração os seguintes aspectos: armazenamento, disponibilidade de mão de obra, prazo de entrega de materiais; capacidade dos equipamentos, politicas de estoque, capacidade de produção, adequação das instalações e disponibilidade de matéria prima.
Análise dos indicadores financeiros: abordagem a respeito dos indicadores financeiros: LPA (Lucro por Ação), PAYOUT, DIVIDEND YELD e INDICE P/L (Preço sobre Lucro), com a definição de cada um deles e as fórmulas usadas para seus cálculos.
Análise dos demonstrativos da DRE e Fluxo de Caixa: análise dos demonstrativos DRE e Fluxo de Caixa, a fim de verificar a viabilidade do projeto, tomando como base a comparação da rentabilidade esperada do mesmo e a rentabilidade da poupança para o mesmo investimento em um mesmo prazo.
E, por fim, a última seção apresenta a conclusão do trabalho.
TEXTO BASE: A EMPRESA ASES INDOMÁVEIS
O objeto primário a ser aplicado pelo Administrador Financeiro está relacionado a maximização da riqueza do acionista, uma vez que a empresa deve ter condições de continuar a operar no mercado por um longo período. Neste contexto, é necessário que os gestores direcionem suas decisões de acordo com os objetivos organizacionais, para isso ele deve fazer uso das informações disponibilizadas em diversos relatórios do departamento financeiro.
O caso
A empresa Ases Indomáveis fabrica e comercializa máquinas para fabricação de alimentos para revenda, e dispõe de $ 480.000,00 para investir neste novo projeto no desenvolvimento e fabricação de um novo produto um novo produto, este valor será disponibilizado para a integralização do Capital Social da empresa.
Para estrearem este novo projeto verificou-se a necessidade de aquisição de novos equipamentos e maquinários (imobilizados) o qual representa um total de R$ 456.000,00. Estes equipamentos sofrerão depreciação de 20% ao ano, e para suas aquisições confirmam a possibilidade de pagamento em 12 parcelas de igual valor, vencendo a primeira parcela no ato da compra.
...