FASES QUE COMPÕE A ELABORAÇÃO DO DRE E FLUXO DE CAIXA DA EMPRESA ASES INDOMAVIES
Por: heras • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.642 Palavras (11 Páginas) • 460 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 FASES QUE COMPÕE A ELABORAÇÃO DO DRE E FLUXO DE CAIXA DA EMPRESA ASES INDOMAVIES................................................................................ 4
2.1 REALIZAÇÃO DO CPV (CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS)....................... 8
2.2 COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO................................................. 8
2.3 DEPRECIAÇÃO.................................................................................................... 8
2.4 A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA............................................................. 9
3 COMPRA E VENDA NO MERCADO DE AÇÕES ................................................ 10
3.1 LPA ......................................................................................................................10
3.2 PAYOUT ..............................................................................................................10
3.3 DIVIDEND YIELD................................................................................................ 11
3.4. ÍNDICE P/L......................................................................................................... 11
4 ANÁLISE QUALITATIVA........................................................................................12
5 CONCLUSÃO.........................................................................................................13
REFERÊNCIAS .......................................................................................................14
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa uma análise financeira da empresa “Asas Indomavéis” na sua fase inicial de atividade. Sendo observados aspectos de gestão financeira e orçamentária, de gestão de custos e de mercado de capitais.
Através do estudo dos dados financeiros da organização, bem como a elaboração de demonstrativos financeiros – como DRE e Fluxo de Caixa, que subsidiará uma compreensão mais profunda da rentabilidade, liquidez, lucratividade, endividamento e saúde financeira empresarial que levem o administrador a tomadas de decisão corretas.
Além dos Orçamentos de Vendas e de Produção que permite à gerência estabelecer metas como: vendas por unidade, rentabilidade por produto, custos e despesas departamentais, e outras. Sendo sua principal função o planejamento e o controle de resultados através da coordenação conjunta das operações da empresa.
Por esta análise será feito um relatório que justificará ou não a viabilidade deste novo projeto.
FASES QUE COMPÕE A ELABORAÇÃO DO DRE E FLUXO DE CAIXA DA EMPRESA ASES INDOMAVIEIS.
Para realizar a elaboração do DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) de acordo com o Artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações), que instituiu a Demonstração do Resultado do Exercício, as empresas devem apurar o lucro todo ano, conforme Renato. (2014) nos afirma: “(...) esse lucro apurado, entre outras funções, serve como base para o cálculo do IR e outros tributos, e também para a distribuição de lucros/dividendos para sócios/acionistas.”
Tabela 1- Apuração da DRE por trimestre.
Fonte: Miranda (2016)
Na DRE deve constar o total das receitas brutas de vendas e serviços, com as deduções sobre as vendas, abatimento e impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto. Todas as despesas administrativas, operacionais, com as vendas, financeiras e despesas gerais.
O lucro ou prejuízo operacional além de outras receitas e outras despesas. O resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para o imposto. As debêntures, os empregados, os administradores, as partes beneficiarias e as instituições de fundos de assistências ou previdência que não se caracterizem como despesas e por fim o lucro ou prejuízo do exercício e o seu montante por ação do capital social. “Pois a DRE tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses”. (GUIA CONTÁBIL. 2016).
Através das pesquisas realizadas como resultado obteve-se as seguintes projeções para os primeiros 12 (doze) meses do projeto:
Tabela 2 – DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)
[pic 14]
Vendas realizadas pela empresa Ases Indomáveis serão recebidas em 3 parcelas (entrada + 30/60dias) conforme o valor apurado em cada mês.
Tabela 3 – Vendas a receber parcelada.
[pic 15]
As compras/contas pagas aos fornecedores em 2 parcelas (entrada + 30 dias).
Tabela 4 – Pagamento parcelado aos fornecedores.
[pic 16]
Com o capital inicial de 480.000,00 integralizado no primeiro mês de operação, o saldo inicial de caixa sendo igual a zero e os tributos (ICMS, PIS e COFINS) tanto das Receitas com sobre o Lucro somente pagos no segundo mês de atividade da empresa Ases Indomáveis realizamos o fluxo de caixa de doze meses. Em suma o fluxo de caixa é o registro e a projeções de entradas e saídas de uma empresa, definindo assim o seu lucro.
Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões. (Empresa – Sebrae. Brasília, 2011).
...