Tecnicas de negociação
Por: Vinicius Feitosa • 5/4/2015 • Trabalho acadêmico • 383 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
Técnicas de Negociação
Técnicas de negociação é um meio usado para fazer de uma negociação mais sistemática principalmente no campo empresarial para que assim torne uma negociação comum mais simples de ser resolvida e de modo que beneficie ambas as partes.
Negociar é um processo de comunicação onde uma ou mais partes com interesses em comum se unem para discutir propostas e concluir um acordo, sendo assim em uma negociação é fundamental ter definido quais os objetivos a serem discutidos e ter um bom recolhimento das informações para ter um boom planejamento e condução de uma negociação.
Em qualquer negociação deve-se sempre ter em mente algumas questões:
• Identificar aspectos em comum de ambas as partes
• Perceber interesses em comum de ambas as partes
• Direcionar os processos para solução ao invés dos problemas
• Identificar os benefícios de ambas as partes
O processo de negociação possui algumas etapas a serem seguidas, porem em alguns casos algumas delas podem ser suprimidas mas mantê-las sempre presente para a sistematização de uma negociação.
Primeiro deve-se definir os objetivos claros planejando o que se pretende obter, geralmente há vários objetivos em uma discussão e é importante definir uma ordem de prioridade entre eles e definir quais não são negociáveis.
Posteriormente deve haver a preparação, para negociar com êxito é preciso estar preparado saber com quem irá negociar isso ajudará na hora de organizar a abertura, a preparação de um ambiente com uma clima agradável torna favorável um bom entendimento desde o início reduzindo tensões eventuais.
A segunda parte trata-se do desenvolvimento que começa assim que ambas as partes sentam-se a mesa, nesta parte é preferível seguir de acordo com o que foi planejado se prevenindo para que não haja precipitações, em modo geral prevenindo erros durante a apresentação do posicionamento de ambas as partes. É necessário que haja coerência na hora de negociar procurando sempre um modo de beneficiar ambas as partes.
Por fim a hora do acordo que é quando se resume o que foi combinado, recapitula quais são os benefícios mútuos, verificar se há algum erro e a formalização (caso necessário). Quando concluída a negociação (e esteja distante do outro negociador) é interessante refletir sobre os pontos positivos e negativos da negociação e refletir sobre o que se passou para avaliar quais os erros cometidos e providenciar para que sejam corrigidos em uma futura negociação
...