Tecnicas de negociação
Por: spitzers • 3/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 369 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
Podemos imaginar os conflitos entre os escribas e os primeiros impressores: os escribas temiam perder privilégios, enquanto os impressores queriam aprimorar as técnicas de impressão popularizando as publicações.
Nos tempos atuais, as tecnologias de informação e comunicação tornaram a troca de mensagens instantânea, fácil e barata, e novas modalidades de comunicação têm sido criadas. Mas essa nova realidade traz novos desafios e inconvenientes para a sociedade, em termos de liberdade e privacidade das pessoas, por exemplo. Por isso, é arriscado dizer que a comunicação agora é mais simples do que já foi no passado.
Nas empresas, os novos recursos de comunicação formam a base de muitos negócios e requerem habilidades diversas. Quem se comunica sempre busca algo, quer solucionar um problema, aprender, colaborar ou defender uma ideia.
É bom lembrar que uma ideia bem aceita em uma reunião de negócios não necessariamente é a melhor ideia, às vezes, é apenas a ideia mais bem “comunicada”. Eis um exemplo do poder e da importância da comunicação. Bons estudos!
A pergunta mais importante que devemos fazer é a seguinte: O que é comunicação?
A comunicação está longe de ser um campo uniforme que todos compreendem da mesma forma. Para especialistas, existem dezenas de definições diferentes aceitas para o termo “comunicação”.
Se recorrermos ao dicionário em busca de algumas definições, encontramos:
Comunicação
co.mu.ni.ca.ção
sf (lat communicatione) 1 Ação, efeito ou meio de comunicar. 2 Aviso, informação; participação; transmissão de uma ordem ou reclamação. 3 Mec Transmissão. 4 Relação, correspondência fácil; trato, amizade. 5 Sociol Processo pelo qual ideias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social. 6 Mil Meios para conservar as relações entre diversos exércitos ou corpos de exército que operam conjuntamente. 7 Lugar por onde se passa de um ponto para outro. 8 Ret Figura que consiste em o orador tomar o auditório por árbitro da causa que defende, mostrando-se disposto a conformar-se com o que venha a ser decidido. 9 Figura pela qual o advogado, objetivando provar a improcedência de uma imputação, mostra que, de acordo com os argumentos do acusador, diversas pessoas e até ele próprio estariam incursos nela. C. assíncrona, Inform: transmissão de dados entre dispositivos que não é sincronizada com um relógio, mas sim efetuada quando os dados estão prontos.
...