Tecnicas de negociação
Por: DeboraMMBrito • 10/6/2015 • Trabalho acadêmico • 10.863 Palavras (44 Páginas) • 340 Visualizações
Centro Universitário Anhanguera Educacional
Administração / Ciências Contábeis
Débora Milani de Moraes Brito RA: 1564251809
Lhais Geronimo RA: 2484801498
Regiane Depieri RA: 1590862084
Tamires Dionizio da Silva RA: 1571190204
ATPS – Técnicas de Negociação
Professor Vânia Salmeron
Santo André
2015
Introdução
A realização dessa atividade prática tem como principal objetivo elaborar um relatório a respeito de uma negociação com os 100 trabalhadores da empresa de construção civil Home Building Ltda. que pretendem entrar em greve e paralisar 10 obras da empresa. O grupo integrante neste trabalho atuará como gerente, e terá a função de negociar com colaboradores e clientes uma alternativa para evitar a greve e entregar a obra no prazo determinado. Será apresentado um relatório contendo as possibilidades de negociação com a equipe, as possibilidades de negociação com os clientes, as estratégias utilizadas e o perfil dos envolvidos na negociação. De acordo com informações da empresa Home Building Ltda, existe uma multa de R$ 100.000,00 por mês/atraso e a entrega do empreendimento está prevista para
daqui 3 meses, com um prazo de 4 meses, conforme disposto no contrato. Sabe-se ainda que cada empreendimento foi vendido por R$ 900.000,00 com 40% para a empresa.
Portanto, nessas duas primeiras etapas apresentaremos conceitos a respeito do processo de negociação, a importância da comunicação na negociação e as variáveis básicas da negociação.
- Etapa 1
1.1 Passo 1
Nome: DEBORA MILANI DE MORAES BRITO
“Negociação é a arte da Comunicação”
Estamos em constante negociação em nosso dia a dia. Com o vasto campo de pesquisas sobre esse tema pode-se então descobrir os vários perfis e comportamentos dos indivíduos a fim de que se aprimore as relações entre si.
Também uma descoberta importante a influência da cultura local nesses indivíduos. Com a globalização as negociações internacionais ganharam força entre os países. Cada cultura é diferente da outra e com isso a forma de se negociar também muda. Por isso a importância no conhecimento dos valores, inovando tendo ideias e ética.
A cultura não é uma barreira para se negociar, com ela abre-se uma porta para que possamos entender a necessidade de aprendizado e aprimoramento.
Acredito que na negociação o foco é chegarmos a aceitação de nossas ideias e objetivos pela outra parte, por isso a importância das nossas habilidades para se negociar, porém creio que o mais importante é que as partes envolvidas se sintam satisfeitas com o resultado final.
Através da comunicação podemos analisar o outro indivíduo, conhecer suas características, personalidade, pontos fortes e fracos por isso é importante o relacionamento para que haja confiança e credibilidade entre ambos.
Todos nós temos um estilo único que é nossa marca, porém também temos características de outros estilos em nossa personalidade que podemos aplicar dependendo do estilo de cada pessoa que vamos negociar, isso não faz com que o nosso diminua ou desapareça acredito que se acrescente ao nosso.
As empresas necessitam fidelizar seus clientes pois hoje vivemos em um mundo competitivo onde se a tem a necessidade de interpretar a personalidade das pessoas e se fazer adequar a elas para que com isso se ganhe a fidelidade.
Com tudo as organizações também precisão se adequar as novas tecnologias e incentivar seus colaboradores para que só assim se chegue ao resultado favorável e satisfatório para todos.
Nome: LHAIS GERONIMO
Técnicas de influenciar pessoas ensinando os futuros profissionais a discutir preços, normas, clausulas, acordos a persuadir, conceder, intimidar e a blefar.
Na pratica nem sempre os negociadores trilham o caminho da ética que é indispensável para a manutenção e conservação ao longo prazo com os parceiros e clientes.
A negociação já faz parte do dia a dia, em casa, trabalho, TV, jornais e etc. Fazendo parte de uma rotina nos fazendo uma civilização de negociadores. No caso de negociação internacional, assume-se um papel relevante no destino das nações reservando aos governos discussões de problemas para a viabilização de um livre fluxo de mercadorias, serviços e capitais, importação e exportação, parceiros financeiros e políticas para conquista de interesses comuns. Assume também um risco maior que as domésticas, por haver diferentes métodos de negociação, personalidades culturais e estilos de negociação.
Entre as principais razões que levam os executivos a se tornarem negociadores internacionais está a integração dos mercados que resultou na economia globalizada especialmente a consolidação do início européio.
A influência da cultura nas negociações consiste em modelos de comportamento como modo de percepção e conjunto de valores que resultam dos esforços passados de uma sociedade para se adaptar ao ambiente aprendido por socialização e compartilha por indivíduos de uma mesma identidade cultural. As culturas de alto contexto são negociações longas sendo cada tarefa com o tempo que for necessário onde o aspecto jurídico é de menos importância e a maior importância é a palavra firmada. Já a cultura de baixo contexto se faz negociação curta, pois o tempo é dinheiro e os aspectos jurídicos são mais importantes.
Estudos relatam que diferentes nações apresentam diferentes estilos de negociações, em uma pesquisa com executivos concluiu-se que a cultura é fator determinante no sucesso ou fracasso das negociações. Os resultados de uma negociação podem ser explicados pelas características dos negociadores, a situação realizada e pelo processo da negociação em si, portanto se o negociador tiver o conhecimento e o comportamento da sua e de outra cultura poderá se antecipar e assim alcançar o resultado desejado.
...