Tecnologia e sociedade
Por: Cynthia Maia • 6/11/2015 • Dissertação • 565 Palavras (3 Páginas) • 277 Visualizações
Analise do capitulo 8: O som da cibercultura
O capitulo tem como principal objetivo explorar a dimensão artística da cibercultura, havendo uma enorme dimensão de gêneros artísticos, o texto analisa as formas da pratica de criação e como também a sua apreciação.
O texto fala da globalização da música, entrando na questão da música popular de hoje, tendo como característica o universal sem totalidade, mostrando como era antes na linha história em que as músicas eram feitas por músicos locais para um público local, não havendo a universalidade. Assim a globalização da música traria uma mistura, entre os estilos, as tradições, resultando como ele diz no texto em uma massa uniforme.
Um dos gêneros que compõe a ciberarte é a música tecno, ela tem todas as características da cibercultura, tendo uma característica marcante que é a participação do espectador que irá interpretar, provar, assim havendo uma participação não apenas na construção do sentido e sim na co-produção da obra, havendo uma criação coletiva. Em que a música tecno está relacionada a digitalização, a comunidade virtual, não sendo mais na tradição oral, de gravação. E essa matéria prima digital como no texto diz, prolonga a globalização musical, se espalhando. E no final como diz:” Quanto mais universal for, menos totalizável será.”
Analise do capitulo 9: A arte da cibercultura
O texto abrange assuntos do mundo virtual na cibercultura, do ciberespaço, onde esse mundo virtual pode ser enriquecido, acompanhado coletivamente, tornando-se um lugar de encontro entre participantes, assim a obra de arte da cibercultura é aberta, coletiva, livre sendo diferente das artes do “mundo real”.
Tem-se dois tipos de mundo virtual destacado no texto: Aqueles limitados e editados, como CD-ROM, e aqueles acessíveis por meio de uma rede, aberta a interação, como pode-se ver um Show em tempo real na web, nesse universo surgem músicas de bandas independentes, com músicas que se tornam as vezes ritmos instantâneos.
Existem diferentes Artes visuais pode ser na música, imagem, textos, ou seja, formas de artes que ganham formas, definições.
No caso do texto dobra-se, redobra-se, transmite-se em hipertexto, já a imagem a representação é substituída pela virtualização, o fato ganha profundidade.
Assim a arte da cibercultura tem seu caráter universal, um universal sem totalidade na web, a disposição de todos, e nós podemos ser autores deixando algo mais artístico.
A ciberarte é a nova forma do fazer artístico, que é a expressão de uma lógica recombinante que abusa de processos abertos, coletivos. Está na utilização da informática e dos meios de comunicação para a formação do que atualmente chamamos arte eletronica ou ciber arte os exemplos mais importantes dessa arte são: a video-arte, a tecno-body-arte (Stelarc, Orlan), o multimidia (CD-Rom), a robótica e esculturas virtuais (Marc Pauline e o SRL) entre outras.
[pic 1]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA/ANGICOS
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA
Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
DISCIPLINA: Tecnologia e Sociedade
DOCENTE: Andrezza Cristina da Silva Barros Souza
Fazer uma análise dos capítulos 8 e 9 do livro CIBERCULTURA - Pierre Lévy, e descrever exemplos de ciberarte encontrados na internet.
Cynthia Moreira Maia
ANGICOS/RN
2014
...