Tecnologiaao de gest
Por: Luan Carlos Monney • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 599 Palavras (3 Páginas) • 133 Visualizações
Relatório Etapa 2
Dimensionamento e aplicação de custos
Quando do planejamento do lançamento de um produto ou serviço é necessário o levantamento e busca de informações sobre os custos envolvidos na produção do produto ou prestação do serviço.
A busca dessas informações deve ser realizada, preferencialmente, antes do lançamento do produto ou serviços.
Esta busca pode ser realizada por pesquisas de produtos similares no mercado, que é quando existe a engenharia reversa do produto similar para análise compartimentada dos custos envolvidos.
Outra possibilidade é a contratação de consultoria especializada que fará esta levantamento de dados ou é provável que já tenha dados de estudos anteriores e fará e os cálculos necessários dos custos. Entretanto, esta é a opção mais custosa e geralmente um produto incipiente não conta com recursos em excesso para o início da operação.
Existe, ainda, a opção de testagem por prototipagem com a marcação de tempo e gasto de materiais e mão de obra envolvida, somando-se as gastos de custos fixos e agragadores de conhecimento no produto ou serviço. Caso o empreendedor não tenha equipe própria poderá contratar empresas hoje exisitentes no mercado, atuantes no design de serviço.
Além disso, é importante levantar os custos fixos existentes nas instalações como aluguel, energia, água, contabilidade, salários, tributos, etc.
Estes custos tem impacto forte quando mal planejados, dimensionados ou pior, não considerados. O aluguel, por exemplo, deve ser buscado de acordo com o produto ou serviço oferecido, em localização de acordo, depois de uma negociação efetiva de seu valor.
Um custo geralmente negligenciado é o do capital de giro que muitas vezes não é calculado como custo. O custo de deixar o dinheiro rodando na empresa tem custos de oportunidade importantes a serem calculados, e no caso de inexistência de capital para giro da empresa pelo empreendedor, este tem custos financeiros que poderão impactar fortemente a rentabilidade do negócio se não mensurados e negociados.
Outro ponto importante, é mensuração e cálculo dos custos que não tem monetariedade, mas devem ser incluídos na base de cálculo do preço do produto ou serviço.
Exemplo clássico, é a empresa que conta com imóvel próprio e não inclue em seus cálculos de custo o aluguel de espaço similar. Isso se deve porque ela tem o custo de oportunidade de alugar esse imóvel para outra pessoa e também para garantir a não prostituição do mercado com quebras na paridade de preços da economia geral.
Outro custo é o custo de design, inovação e conhecimento que agregam valor considerável e devem ser também inclusos no custo. Essa espécie de custo é muito encontrada e costumeiramente negligenciada na prestação de serviços profissionais. É comum encontrar informações de que escritório de advocacia têm margens de operação de mais de 80%. Contudo, nestes cálculos são aferidos apenas, gastos de instalações e salários sem levar em conta o custo de desenvolvimento do conhecimento envolvido na entrega do serviço.
No caso do serviço de comercialização de produtos naturais e saudáveis, os custos envolvidos são majoritariamente de instalações, custos fixos correntes.
Importante salientar o capital de giro e seu custo. No caso de capital de giro fornecido por instituição financeira, os custos bancários devem ser incluídos.
Apesar disso tudo, e com o cálculo dos custos e, consequentemente, do preço feitos adequadamentes, hoje o preço é definido pelo mercado e não mais pelo empresário.
Você analisa por qual valor os futuros concorrentes comercializam seus produtos ou prestam seus serviços e adequa seus custos para conseguir entrar no mercado e quais vantagens competitivas podem ajudar seu negócio a prosperar.
...