Tenologias de gestão
Por: stefninha • 26/4/2016 • Relatório de pesquisa • 2.149 Palavras (9 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDADE 02
PAMPULHA/ MG
CURSO DE TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR
STEFANIA CRISTINA COSTA – 8744146703
TECNOLOGIAS DE GESTÃO
ESTUDO DE CASO
Belo Horizonte
11/2015
Stefania Cristina Costa
ESTUDO DE CASO
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia de Gestão Hospitalar do Centro de Educação a Distância -CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina: Tecnologias de gestão.
Orientador: Larissa Fernandes de Menezes
Belo Horizonte
11/2015
Sumário
Apresentação
Benchmarking
Open- book-management (gerenciamento com o livro aberto)
Reengenharia
Empowerment
Pontos fortes e fracos
Relato da situação do estudo de caso
Propostas
Conclusão
Referência Bibliográfica
Apresentação
As empresas atuais estão vivendo num ambiente de mudanças constantes do mundo globalizado, e para que possam se manter no mercado atual e se tornem competitivos é necessário acompanhar o tais diversidades e mudanças que vem ocorrendo atualmente.
As empresas precisam procurar meios de se tornarem competitivas, agradar e encantar o cliente adquirindo uma fidelização dos mesmo, e para que isso ocorra é necessário um processo de mudança baseado na aprendizagem organizacional.
Essa aprendizagem ocorre através formas estratégicas conhecidas com ferramentas e tecnologias de gestão que se tornaram aliado do gestores em busca da qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelas empresas. No entanto o inadequado uso e o não conhecimento de tais ferramentas pelo gestor pode levar a empresa ao fracasso.
As tecnologias de gestão auxiliam o gestor a buscar melhoria do desempenho organizacional, através de utilização sistemática de métodos e ferramentas que contribuem com o aumento do que as empresas são capazes de fazer.
Já as ferramentas de gestão, são técnicas utilizadas para se implantar essas tecnologias de gestão, que serão escolhidas e aplicadas pelos gestores conforme as necessidades especificas, pois cada organização tem seus próprios desafios, culturas e sistemas de gerenciamento.
Dentre as tecnologias existentes no mercado, destacam-se quatro por serem as mais usadas e de fácil entendimento:
Benchmarking
É um processo que as empresas utilizam para analisar o ambiente externo competitivo.
É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas para identificar o melhor do melhor e alcançar o nível de superioridade ou vantagem competitiva.
Através do benchmarking as empresas observam o que as outras empresas fazem para atingir o sucesso e procurar aperfeiçoar suas atividades para também conseguir o sucesso ou se manter nele.
As empresas realizam comparações com outras empresas que atingem o sucesso com o intuito de aperfeiçoar as suas atividades, se manter competitiva e alcançar o sucesso. Ou seja, buscam aperfeiçoamento a partir daquilo que o mercado exige com o objetivo de melhorar suas funções e processos.
Benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.
Na pratica isso não significa copiar da concorrência mas, aprender com ela observando e comparando as melhores práticas.
Na aplicação do Benchmarking, como todo o processo, é preciso respeitar e seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo. Neste processo existe um controle constante desde sua implantação (plano do processo) até a sua implementação (ação do processo).
Open- book-management (gerenciamento com o livro aberto)
Essa ferramenta é mais uma proposta que busca integrar pessoas e informações, pois as informações da empresas são amplamente divulgadas entre todos os envolvidos. A empresa tem que expor todas as suas informações para outras empresas, assim elas faram pesquisas do que é preciso aperfeiçoar em suas atividades com o objetivo de evitar erros e possuir uma linguagem clara possibilitando o sucesso da empresa.
Reengenharia
A reengenharia tem a finalidade de reorganizar o ambiente organizacional, buscando melhoria nos processos que agregam valor a empresa, criando uma nova organização através da modificação dos processos, organizações e sistemas de informações de apoio, melhorando radicalmente, o tempo, o custo, a qualidade e a satisfação dos clientes. Com a reestruturação da empresa será necessário saber lidar com um sistema de informação para saber identificar os pontos fracos da empresa e desenvolver projetos de melhoria desse pontos tornando-os como peça chave para competitividade e alcançando o sucesso.
Empowerment
É o empoderamento de autoridades e responsabilidades aos colaboradores da empresa para procurar o sentido real do comportamento dentro da organização. Seus colaboradores se tornam parceiros da organização através do seu comprometimento pessoal com a mesma e em suas atividades, desempenhando tarefas com poderes de decisão e estando preparado para resolver os problemas que possam aparecer.
Pontos fortes e fracos
Após a leitura do estudo de caso pude identificar como pontos fortes do hospital, a estrutura física, que é o básico necessário para um centro obstétrico constituída de sala de admissão e higienização, pré-parto, parto natural, parto cirúrgico, tudo a disposição em caso de necessidades, como foi o caso de após a tentativa de parto natural a parturiente precisou ser submetida ao parto cirúrgico e uma equipe capacitada e bem treinada que tentou de todas as formas realizar procedimentos para salvar a vida da parturiente e do RN.
...