TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Neoclássica

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CAMPUS III – LEOPOLDINA

[pic 1]

TRABALHO I – TEORIA NEOCLÁSSICA

3ECAULT040 – Introdução à Administração

Alunos

Eder Viana Pereira – edervp@gmail.com

Professor:

 Rodrigo Salles

Leopoldina – Minas Gerais

Abril de 2018


  1. INTRODUÇÃO

Na década de 1950 o mundo das organizações passou por um período de transformação, após a segunda guerra mundial o mundo passou a se desenvolver economicamente e industrialmente, por isso começou a se comentar cada vez mais sobre as teorias da administração. Apesar de algumas críticas a teoria clássica e os enfoques tradicionais da organização essa teoria nunca foi substituída por outras abordagens, todas as teorias que surgiram se basearam na clássica, como ponto de partida ou como crítica para tentar buscar uma posição diferente.

A abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da teoria Clássica atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao aumento do tamanho das organizações, buscando também um ecletismo onde todas as outras teorias também seriam levadas em consideração.

        É importante ressaltar que a abordagem neoclássica se baseia nos seguintes fundamentos:

  • A administração é um processo operacional composto por funções, como: planejamento, organização, direção e controle.
  • Como a Administração envolve uma variedade de situações organizacionais, ela precisa fundamentar-se em princípios básicos que tenham valor preditivo.
  • A Administração é uma arte que, como a Medicina ou a Engenharia, deve se apoiar em princípios universais.
  • Os princípios de administração, a exemplo dos princípios das ciências logicas e físicas, são verdadeiros.
  • A cultura e o universo físico e biológico afetam o meio ambiente do administrador. Como ciência ou arte, a teoria da Administração não precisa abarcar todo o conhecimento para poder servir de fundamentação cientifica aos princípios de Administração.

Podemos citar como um dos pioneiros e mais importantes autores da teoria Neoclássica o Austríaco Peter Druncker que em suas obras deixava claro que a abordagem neoclássica consistia primeiro em identificar as funções do administrador e em seguida destilar delas os princípios fundamentais da prática da administração.

  1. TEORIA NEOCLÁSSICA

A teoria neoclássica possui como características:

  • Ênfase na prática da administração.
  • Reafirmação dos postulados clássicos.
  • Ênfase nos princípios gerais de administração.
  • Ênfase nos objetivos e resultados.
  • Ecletismo nos conceitos.

Para os neoclássicos a “Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum, e o bom administrador é aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis”, a administração é basicamente a coordenação de atividades grupais.

Na introdução foi citado Peter Drucker, e como o grande autor dessa teoria ele falava que nas organizações se observava três aspectos principais.

O primeiro deles com relação aos objetivos das organizações ele mostrava que elas não vivem para si própria, mas sim para todo o meio em que ela está inserida, buscando sempre contribuir para a sociedade de forma geral.

O segundo com relação a administração ele mostra que apesar dos diferentes objetivos das organizações elas se assemelham na área administrativa, todas precisam de pessoas dispostas a trabalhar em conjunto

O terceiro com relação ao desempenho individual Peter mostra que é o campo onde há uma menor diferença entre as organizações, esse desempenho está relacionado com eficiência das pessoas que atuam dentro de cada organização, quanto mais eficiente for esse pessoal melhor será o rendimento da organização.

Os neoclássicos adicionam alguns termos no conceito de organização formal, essa organização consiste em um conjunto de posições funcionais e hierárquicas orientando para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços, os principais fundamentos da organização formal são:

  • Divisão do trabalho.
  • Especialização.
  • Hierarquia.
  • Amplitude administrativa.

       Um dos assuntos mais discutidos entre os neoclássicos foi a ideia de Centralização versus Descentralização, na teoria clássica existiu essa grande discussão interna em que Fayol defendia a organização linear caracterizada pela ênfase dada a centralização da autoridade, já Taylor defendia a organização funcional caracterizada pela descentralização da autoridade, a centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas, centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próximo ao topo da organização, já a descentralização prega que a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com