Teoria da Administração
Por: priscilalu • 8/4/2015 • Trabalho acadêmico • 923 Palavras (4 Páginas) • 209 Visualizações
As habilidades mais importantes de um administrador são:
Habilidades Técnicas ou habilidades para a tarefa – são habilidades ligadas para a execução do trabalho, obtendo domínio e conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.
Habilidade Humana ou habilidade com pessoas – são habilidades usadas para um bom relacionamento com os colegas de trabalho, um administrador com essa habilidade desenvolve um bom trabalho em equipe e atuam de uma maneira eficaz e eficiente como lideres.
Habilidade Conceituais ou habilidades Estratégicas - essas são as habilidades que possibilita a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e no gerenciamento da empresa.
Essas habilidades se tornaram necessárias após a globalização econômica, pois essa área passou a ser bastante competitiva, e é necessário acompanhar as mudanças. Um bom profissional não é aquele que se especializa em um determinado assunto, atualmente precisa ter uma visão mais geral estar sempre informado e atualizado. Para ser um bom administrador, além de tudo precisa de uns pontos fundamentais, como capacidade de identificar prioridades, de operacionalizar idéias, saber delegar funções, habilidades para identificar oportunidades, liderança, disposição para correr riscos, domínio de métodos e técnicas de trabalho. Devemos sempre saber que atualmente um administrador além de ter uma boa formação, precisa possuir um lado humano bem desenvolvido e compreender que o maior patrimônio da empresa é o colaborador, precisa acreditar e investir nas pessoas, pois o conhecimento, a tecnologia as informações estão disponíveis a todos, porém o capital intelectual somente o ser humano possui.
Ser um administrador competente não é assim uma tarefa fácil, requer muita experiência e conhecimento. Ser justo e objetivo, tomar decisões baseadas em fatos indicadores e relatórios. É fundamental saber distinguir amizades de trabalho. É preciso dar espaço para sua equipe participar das tomadas de decisões mesmo sendo decisões difíceis, porque as vezes uma simples idéia pode gerar resultados fantásticos, ter sempre a humildade conversar com a pessoa que serve o café, que faz faxina, com aquele funcionário mais quieto, e contudo ouvi- los também estimular a criatividade e a potencialidade de cada um.
Comunique – se, ás vezes a comunicação é uma falha. Uma ligação, uma simples ordem direta e pronto, tudo resolvido, mas as vezes a direção age como se os funcionários entendessem tais ordens, quando na realidade apenas obedecem, sem a menor consciência do que estão fazendo. Fale, não mande email, certos administradores passam a maior parte do tempo trancado em suas salas, disparando ordens por email, bilhetes, ordenando um para ordenar o outro, ou seja, a comunicação é sempre indireta, converse com os funcionários pessoalmente de preferência, essa sim é uma atitude de líder.
Caminhe pela empresa, faça – se presente, de bom dia aos seus colaboradores, perceberá que tens funcionários com várias personalidades, e num futuro poderá usar a qualidade de cada um melhor, alem que ouvir um bom dia do dono da empresa não tem preço.
Seja criativo quando for preciso diminuir custos, comece por outras áreas, antes de demitir alguém busque economizar em outros pontos, premie as equipes que tiverem maior diminuição dos gastos. Seja você mesmo, não seja sempre duro, com a cara fechada, curta o trabalho, um sorriso não faz mal a ninguém, problemas particulares ficam da porta pra fora, há momentos e momentos, claro não podemos estar felizes se a produtividade caiu, mas um líder mostra sempre otimismo, liderar é não se deixar abalar. Quando for preciso demitir se pergunte primeiro. O que, quem, como, porque e onde. Cada palavrinha tem uma importância enorme nessa decisão.
...