Teoria da contabilidade
Por: natyso26 • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
Com base nas informações obtidas através dos conteúdos disponibilizados, conclui-se que a contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Atualmente a contabilidade está presente em fundamentos empresariais, contabilidade fiscal e financeira.
Diante disso, podemos observar que a contabilidade surgiu desde a época do homem primitivo, ao criar seus instrumentos de caça, pesca e seus rebanhos, e com isso com o tempo foram encontrados na Mesopotâmia, região situada entre o Rio Tigre e Eufrades, os primeiros registros patrimoniais, conseqüentemente os primeiros livros contábeis foram localizados no Egito.
Os fenícios simplificaram os registros por símbolos, mas foi o Império Romano que expandiu por toda a Europa, Norte da África e Oriente Médio, o sistema jurídico de contabilidade organizado.
No ano de 1494, o Frei Luca Pacioli, autor do livro Tractatus de Computis et Seripturis contribuiu para que essa historia se relevasse ainda mais, expressando a causa e efeito do fenômeno patrimonial com os termos débito e crédito. E surgindo então, o livro diário, um livro contábil de preenchimento obrigatório (exigido por lei), e de maior importância, onde são lançadas as operações diárias de uma empresa. E através do método das partidas dobradas, um mecanismo algébrico que indica no balanço o ativo e como conseqüência o que deve ser debitado dele.
No Brasil a vinda da família real Portuguesa, fez crescer a atividade colonial, e assim, surgiram os provedores da fazenda, os primeiros contadores em solo brasileiro.
A partir dai, surgia a mais antiga instituição profissional contábil, fundada em 18 de abril de 1869, na cidade do Rio de Janeiro.
Realizando o primeiro Congresso Nacional de Contabilidade em 1924.
Foi quando Eurico Gaspar Dutra, presidente do Brasil na época, sancionou a lei 9295⁄46 que reconhecia a atividade de contabilidade.
E com a ajuda do ábaco (em grego Abacas), que significa contador, instrumento que surgiu à 3.500 anos atrás, composto por bolas e varetas instruindo os cálculos, e do mecanográfo, uma máquina de escrever, foi possível intensificar o conhecimento na área contábil, tornando tudo mais prático.
Atualmente pode-se dizer que a Contabilidade é essencial no cotidiano das pessoas e entidades.
Pois através dela é possível definir possíveis resultados, assim como lucros e prejuízos, e até decisões que podem ser tomadas futuramente diante de diversas situações enfrentadas.
...