Teoria sobre Gestão de Mudança
Por: als1 • 3/9/2016 • Relatório de pesquisa • 459 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
1º TEORIA SOBRE GESTÃO DE MUDANÇA
LIVRO: MUDANÇA ORGANIZACIONAL: TEORIA E GESTÃO
SUZANA MARIA VALLE LIMA
RIO DE JANEIRO: EDITORA FGV – 2003
BIBLIOGRAFIA: ISBN 8522504318
O livro Mudança Organizacional: Teoria e Gestão, de Suzana Maria Valle Lima, mostram conceitos, aspectos teóricos e metodológicos que ajudam a entender sobre a Mudança Organizacional.
O livro é composto por 11 capítulos e dividido em duas partes. A Parte I tem 6 capítulos e a Parte II tem 5 capítulos. O livro é composto por diversos autores em cada um dos seus 11 capítulos.
Na Parte I do livro (Fundamentos Teóricos e Metodológicos), o capítulo 1 do livro fala do conceito de mudança e suas diversas abordagens. Seguem com uma espécie de passeio por temas correlatos e faz uma descrição sobre como o tema mudança organizacional é compreendido por diferentes perspectivas contemporâneas da Administração.
O capítulo 2 do livro fala sobre as implicações de um ambiente em transformação, onde o autor do capítulo chama de contexto global cambiante, para a mudança institucional em organizações de desenvolvimento, conceito este que fica apenas implícito no texto. No capítulo 3, trabalha os temas criatividade, inovação e mudança organizacional. Apresenta importantes contribuições para a distinção entre os conceitos e conclui propondo um corajoso modelo causal entre criatividade, inovação e mudança organizacional. No capítulo 4, mostra a questão do transculturalismo relacionado á mudança organizacional. No capítulo 5, nos mostra a diferença entre Mudança e Aprendizagem nas Organizações. O capítulo 6, o último da primeira parte do livro, apresenta uma metodologia para avaliação da mudança organizacional, deixando clara a necessidade de aprofundar e aprimorar a metodologia proposta.
Na Parte II do livro (Gestão da Mudança Organizacional), que começa no capítulo 7, apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a gestão da mudança na formação de relações interinstitucionais. No capítulo 8 é discutida a mudança e a flexibilidade organizacional no âmbito da nova administração pública, trazendo o conceito de gestão de competências como uma ferramenta para melhoria dos processos organizacionais na área pública. O capítulo 9 mostra a relação entre comprometimento do trabalhador e mudança organizacional, apresentando oito proposições que mostram a realização de testes empíricos posteriores. O capítulo 10, traz á discussão o tema da educação á distância, o que muda nas organizações a partir da implementação de programas de treinamento á distância. E o capítulo 11, fala sobre as implicações das dimensões da cultura nacional no planejamento estratégico.
O livro no geral vai nos mostrar elementos teóricos e metodológicos, para podermos compreender os processos de mudança na sociedade.
...