Trabalho Apresentado Como Avaliação Parcial da Disciplina de Gestão e Administração Industrial
Por: leandramor • 4/4/2017 • Ensaio • 1.288 Palavras (6 Páginas) • 592 Visualizações
AEMS – Associação de Ensino do Mato Grosso do Sul
Faculdades Integradas de Três Lagoas
Administração no Presente
Trabalho apresentado como avaliação
parcial da disciplina de Gestão e Administração Industrial
do curso de Tecnologia em Processos Químicos
Professor:
Dr. Jefferson Anthony Gabriel de Oliveira
Aluna:
Leandra F. G. D’Andréa
Três Lagoas, 2014
SUMÁRIO
Pág.
- 1. INTRODUÇÃO..........................................................................01
- 2. OBJETIVOS..............................................................................01
- 3. DESENVOLVIMENTO..............................................................01
3.1 ADMINISTRAÇÃO NO PRESENTE...................................01
3.2 PARADIGMAS....................................................................01
3.3 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL...............................................02
3.4 MUDANÇA DE PARADIGMAS...........................................02
3.5 PRINCIPAIS MUDANÇAS DE PARADIGMAS..................04
- 4. CONCLUSÃO............................................................................04
- 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................04
- INTRODUÇÃO
Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Administrar como processo significa planejar, dirigir, organizar, coordenar, e controlar organizações e/ou tarefas, tendo como objetivo maior produtividade e/ou lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador avaliar os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los.
- OBJETIVOS
Esse trabalho tem o objetivo de compreender as propriedades de administração no presente.
- DESENVOLVIMENTO
3.1 Administração no presente
No século XXI ocorreram mudanças que levaram ao surgimento de conceitos novos e técnicas para administrar as organizações. Essas inovações são chamadas novos paradigmas da administração.
3.2 Paradigmas
Paradigmas são padrões que servem como marcos de referencia. Os paradigmas da administração moderna estão sempre em constantes mudanças.
3.3 Revolução Industrial
A Revolução Industrial provocou grandes mudanças e em pouco tempo. Essas mudanças formaram muitas características da sociedade atual como;
- Formas de produção e consumo;
- Urbanização;
- Divisão das pessoas em classes;
- Profissões;
- E muitos outros aspectos da sociedade fazem parte do paradigma criado pela Revolução Industrial.
3.4 Mudança de paradigmas
Em constante evolução a Revolução Industrial fez a sociedade entrar na era pós-industrial. Ao mesmo tempo surge a complementação e substituição de certas atividades intelectuais por computadores era a Revolução Digital. A globalização provocou mudança de muitas concepções tradicionais.
Veja algumas dessas mudanças:
- Mudança no papel dos gerentes: As organizações achataram a hierarquia em busca de maior eficiência na utilização de seus recursos e redução de custos. Assim diminuíram seus quadros de chefes e transferiram poderes de decisão para os funcionários operacionais.
- Competitividade: No século XXI passa ser fundamental a competitividade, a expansão das empresas multinacionais, criam um mercado mais competitivo em escala mundial, e eficiência passa a ser um dos ingredientes da competitividade.
- Interdependência: Com a globalização os países tornam-se interdependentes. Problemas econômicos de um país deixam de ser localizados, para provocar um efeito sistêmico que afeta outros países. A sociedade global passa a ter necessidade de uma administração global.
- Administração Informatizada: A tecnologia da informação passou a estar presente em todos os processos administrativos e produtivos. Os inúmeros funcionários como contadores, auxiliares de escritório e operários passam a ser substituídos por computadores.
- Administração empreendedora: Com alta taxa de desemprego, e a perda de perspectivas de emprego duradouro, estimulou muitas pessoas a procurar seu próprio negocio. Enquanto isso as empresas estimularam o espirito dos empreendedores internos.
- Foco no cliente: Nos anos 60 surge a necessidade e a preocupação de produzir produtos que não causam riscos para a vida. Torna-se um código de conduta das sociedades em relação a seus produtos e serviços.
- Meio Ambiente: Com o passar do tempo a poluição causas pelas fabricas e a emissão de gases provocas pelos veículos começaram a provocar danos ao meio ambiente, afetando a saúde e o bem estar das pessoas. Foi quando a sociedade reagiu, dai surge a legislação que limita a liberdade de decisão e ação das empresas.
- Qualidade de vida: Passam a fazer parte da preocupação do administrador do presente, questões como saúde e educação do empregado e de sua família, benefícios, participação nos resultados da empresa, stress do executivo, entre outros.
- Emergência do terceiro setor: Consolidam-se as organizações não governamentais (ONGs), que se tornam parceiras das empresas em programas de assistência social, proteção do meio ambiente e outros, de defesa de interesses específicos.
3.5 Principais mudanças de paradigmas que ocorrem na passagem para o terceiro milênio
- Paradigmas tradicionais → Revolução industrial, substituição do trabalho humano por máquinas, classe operária numerosa, trabalhador especializado, emprego e carreira estáveis, grandes estruturas organizacionais, ênfase na eficiência, interesse da empresa pelo acionista, entre outros.
- Paradigmas do terceiro milênio → Revolução digital, substituição de certas atividades intelectuais por computadores, profissionais liberais mais numerosos que operários, mais trabalhadores com educação de nível superior, sem estabilidade de emprego, estruturas organizacionais menores, ênfase na competividade, responsabilidade social, ética, cidadania empresarial, entre outros.
- CONCLUSÃO
Com a realização deste trabalho pode-se perceber que o mundo esta em constante mudança, e que as empresas precisam se adaptar a estas mudanças para maior competitividade em escala mundial.
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- MAXIMIANO, A.C.A. Teoria Geral da Administração: Da Revolução Urbana à Revolução Digital. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
- http://www.dicionarioinformal.com.br/administra%C3%A7%C3%A3o. data15/09/2014 hora: 13:10h.
- http://www.sobreadministracao.com/historia-e-evolucao-da-administracao. data 17/09/2014 hora:18:10h.
...