Trabalho Caso O Inchaço da Pirâmide Empresarial
Por: Patrick Parreiras • 18/11/2020 • Trabalho acadêmico • 523 Palavras (3 Páginas) • 92 Visualizações
Trabalho Caso O inchaço da Pirâmide empresarial
O texto mostra que enquanto muitas empresas demoram muito tempo para produzir e fabricar seus novos produtos, com isso muitas outras fabricantes já colocou o produto no mercado enquanto eles vão demora mais anos para produzir o que estava querendo! Com isso um nível grande de gerências, podem ocasionar uma lentidão na produção do produto, fazendo com que o diminuía a competitividade do produto!
Uma organização em rede necessita de maiores esclarecimentos, com relação a sua origem e com relação ao nível de análise de estrutura!
Quanto ao nível de análise de estrutura, verifica-se que a organização em rede pode ser vista com um sistema maior de engloba sistemas independentes menores.
O cliente chega no funcionário e dar uma sugestão para essa sugestão chegar ao presidente da empresa essa sugestão vai se passando por exemplo como uma pirâmide em ordem crescente, o funcionário pega a sugestão do cliente e passa para seu gestor que aprova a sugestão e passa para o seu sucessor e assim vai.
Para entender mais do quê foi argumentado sobre o texto, é preciso compreender mais sobre a horizontalização da empresa, que é diretamente relacionada ao inchaço organizacional. Isso porque essa horizontalidade compreende toda a estrutura hierárquica existente no ambiente corporativo. As organizações possuem suas camadas de divisão interna, ao qual são associadas a ideia de uma pirâmide, que por sua vez é dividida com base nas hierarquia presente em determinado modelo de negócio. Essa pirâmide parte de sua base, sendo a área de menor poder e maior volume, onde estão os indivíduos responsáveis por tarefas operacionais e que estão condicionados a receber comandos das outras classes acima. A partir daí, a pirâmide vai funilando. Aumentando para áreas de menor volume e que possuem maior poder dentro da organização. A partir disso, é preciso reconhecer que com o passar do tempo, ambiente dentro e fora da organização muda, e esses fatores acabam por modificar a eficiência da mesma. Aí entra a necessidade do downsizing ou enxugamento organizacional. Que tem por objetivo realocar ou demitir colaboradores, presentes em qualquer classe da pirâmide, seja cargos operacionais ou mesmo cargos do alto escalão.
Com base no argumentado, as medidas de remediação para o inchaço organizacional estão relacionadas à terceirização e reengenharia. Isso porque o inchaço demonstra algo a ser mudado dentro da organização, seja utilizando fornecedores para adquirir produtos ou serviços que barateam ou eficientizam a operação, ou modificando completamente a estrutura. Quando identifica-se a necessidade do uso de downsizing, é importante que a empresa implemente essa mudança para se desenvolver. Por mais que seja uma drástica mudança, ela permitirá que no longo prazo a empresa diminua grandemente os riscos de falência, e no inversamente proporcional, que ela se desenvolva. É fato que os mercados mudam e cada ano surgem novos concorrentes, isso dificulta o cenário da empresas. Com o tempo, algumas acabam perdendo espaço no mercado e com isso sua operação se torna muito cara, e por isso tem-se a necessidade de mudança. E quando devem haver grandes mudanças para conquistar mais participação de mercado, resta o enxugar a operação organizacional utilizando justamente o downsizing.
...