Trabalho Final de Marketing
Por: Renan Souza • 21/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.480 Palavras (10 Páginas) • 441 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE MARKETING
DAVID LOCH
JOHANNA WUETSCHER
RENAN ROCHA SOUZA
VINICIUS TRISTÃO SANTOS
Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil
SICOOB
VITÓRIA
2015
SICOOB
ANÁLISE DAS AÇÕES DE MARKETING UTILIZADAS NA EMPRESA SICOOB
|
Este documento é um relatório para conclusão da disciplina Fundamentos de Marketing, do Curso de Graduação em Administração do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo. O trabalho proposto consiste numa análise feita pelo grupo de alunos sobre a área e as ações de marketing de uma empresa real, sob o acompanhamento e orientação do Professor Dr. Anderson Soncini Pelissari.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................4ANÁLISE DO VALOR E SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR...............................5
ANÁLISE DE MERCADO....................................................................................5
ANÁLISE DO SEGMENTO DE MERCADO........................................................6
ESTRATÉGIAS DO MARKETING MIX................................................................7
CONCLUSÃO......................................................................................................8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................9
ANEXOS............................................................................................................10
INTRODUÇÃO
O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, compras de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros. Ou seja, tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco. É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e por isso os resultados financeiros são divididos entre os cooperados. Surgiu com o propósito de auxiliar aos Produtores Rurais, agricultores que encontravam muita dificuldade no acesso ao crédito, que além de burocrático era limitado e demorava muito para ser liberado. Com essa situação surgiram de maneira ampla os movimentos para criação e cooperativas de crédito para atender essas necessidades e pelo atendimento que os agricultores recebiam na época nas instituições financeiras. Porém o anúncio da criação do Bancoob, em novembro de 1996, ocorreu em um momento de evolução e fortalecimento do cooperativismo de crédito brasileiro. O ambiente normativo favorável à integração permitiu que comerciantes, empresários, produtores rurais, profissionais liberais, servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada se unissem para fundar uma instituição financeira.
Além de possibilitar o acesso ao mercado interfinanceiro e autonomia operacional, oferece às cooperativas de crédito um portfólio de produtos e serviços diversificado, em condições bastante competitivas. Nesse processo de expansão, o banco permite que as cooperativas utilizem o serviço de compensação de cheques e outros papéis. Tem, ainda, o papel de tornar mais rentável a liquidez dos recursos dessas entidades e proporcionar melhores taxas de remuneração às aplicações, o que impulsiona o crescimento do setor.
E assim, o Sistema Sicoob existe a 25 anos, mas apenas a 9 anos é de Livre Admissão (Cooperativista), e vem em obtendo expressivos resultados devido a sua essência não ser tão capitalista quanto os seus concorrentes, que são os bancos comerciais diretos. A exemplo: Itaú, Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica, DACASA.
[pic 1]
ANÁLISE DO VALOR E SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR
Essa mensuração para o Setor de Marketing no Mercado Financeiro é algo subjetivo, pois não é de responsabilidade de cada empresa influenciar sobre os valores cobrados nas operações financeiras, vista que são regulamentadas e influenciadas pelo Banco Central, pelo Governo e todas as variantes do Mercado e as suas demandas gerais e locais, na entrevista foi abordado até sobre o atual momento da Economia brasileira, onde foi possível ver em slides (material interno da empresa, não autorizada a publicação) que em determinadas regiões o volume de negócio foi afetado devido ao mercado local estar segmentado em um setor em que o câmbio atua diretamente, então para fazer com que se recuperasse os investimentos o que não fosse perdido os contratos já firmados, os gestores se reuniram e avaliaram os métodos de fazer uma abordagem direta aos clientes e dando feedbacks maiores sobre a situação econômica, ou seja, a satisfação pode ser medida para esse setor atrás de volume de “negócios”. O que poderíamos definir com esse termo? Seria a análise da movimentação dos clientes, em questão de deposito, pagamentos, compras com o cartão de crédito, aplicações financeiras e empréstimos.
Outro modo para avaliar, é até um processo que vai se iniciar no começo desse mês, onde uma empresa será responsável por entrar em contato com quem já é associado a essa instituição e fará perguntas sobre o seu relacionamento com a mesma, desde condições físicas (instalações, agências, marcas, slogan, propaganda) a atendimento (funcionários, caixas eletrônicos, aplicativos de internet), a condições de negociação (valores reais de cobrança: tarifas, taxas, prazos e praça). Essa pesquisa ficará a cargo do Instituto Futura. E ela vai fazer essa pesquisa através de ligações, visita as agências em horário de atendimento para Clientes de Pessoa Física e com os Clientes de Pessoa Jurídica, haverá uma visita para ser realizado esse questionário. Assim, será realizado um levantamento e repassado aos setores em que houver o interesse dessas respostas, seja para divulgação, seja para que haja uma melhora e entendimento do motivo desse resultado.
...