Trabalho Gerencia operacional
Por: Alessandro Marcelo dos Santos • 9/5/2016 • Trabalho acadêmico • 639 Palavras (3 Páginas) • 365 Visualizações
A Figura 1 representa a estrutura de um processo de manufatura. São três elementos considerados: (1) volume, (2) projeto do produto e (3) processo. O objetivo da matriz é ajustar o processo ao produto fabricado.
Figura 1 – Matriz de produto-processo para produtos
[pic 2]
Fonte - KRAJEWSKI, Lee J.; RITZMAN, Larry P.; MALHOTRA, Manoj., 2009
Com base no enunciado e na Figura 1, faça o que se pede:
a) Discorra sobre os tipos de processo de manufatura e cite exemplos de cada um deles. (5 pontos)
R: Em uma empresa, os processos produtivos podem variar entre quantidade de volume e variedade.
[pic 3]
Os tipos de processos de manufatura são:
1 – Processos de projetos: os produtos geralmente são extremamente personalizados. Com isso, para fazer o produto, o tempo é extenso e são produzidos poucos volumes com uma grande variedade. Os processos de projeto são tipo de processo trabalha com itens discretos e customizados, com inicio e fim bem definidos, o que representa um período relativamente longo de produção. Tem como característica baixo volume e alta variedade e geralmente o produto fabricado é único. A produção de filmes é um exemplo de processo de projetos.
2 – Processos de jobbing(oficina): No processo de jobbing ocorre o mesmo: baixo volume e muita variedade. Porém, no jobbing, os elementos são produzidos em quantidade um pouco maior. No jobbing, assim como no processo de projetos, os trabalhos provavelmente serão únicos. Os processos de jobbing também possuem como característica baixo volume e alta variedade, mas enquanto que em processos de projeto cada produto possui recursos especificamente para ele, em processos de jobbing os recursos da produção são divididos entre eles. A operação processa uma série de produtos que diferirão entre si por suas características.
Um exemplo disso seria o alfaiate, que faz ternos sob encomenda e gráficas que fazem ingressos para shows variados.
3 – Processos de lotes: pode variar em quantidade e variedade. Pode-se fazer lotes com grande quantidades de um mesmo produto ou cada lote ter um novo produto em pouca quantidade. Nos processos em lotes como o próprio nome diz, os produtos são fabricados em lotes. Possuem como característica alto volume e baixa variedade. Exemplo: Produção de roupas, calçados, etc.
4 – Processos em massa: Possuem como característica alto volume e baixa variedade, mas apresentam um volume ainda maior do que os processos em lotes. No processo de massa as variações de seus produtos não afetam a produção. Como uma fábrica de camisas, que produz o mesmo modelo de cor e tamanhos diferentes.
5 – Processos contínuos: produzem volumes mais altos do que o processo de massa, com menos variedade. Esse tipo de processo geralmente leva mais tempo. Os processos contínuos situam-se além dos processos de produção em massa, pelo fato de operarem em volumes ainda maiores e variedades muito baixas, pois trabalham em um processo ininterrupto devido às características da operação. As siderúrgicas são um exemplo de processo contínuo.
b) Qual é a mensagem fundamental transmitida pela figura? (2 pontos)
...